UCS EMPRESAS

UCS e SINDUSCON firmam parceria para realização de ensaios pelo Laboratório de Tecnologia Construtiva.

Nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, durante reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul - CIC, será assinado termo de cooperação entre a Universidade de Caxias do Sul e o Sindicado da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul - SINDUSCON.

O termo estabelece que o SINDUSCON fará a doação do equipamento "Analisador Brüel e Kjaer 2270-J" e seus acessórios. O equipamento passa a fazer parte do Laboratório de Tecnologia Construtiva - LBTEC, do Centro de Artes e Arquitetura. Além disso, oito empresas associadas ao SINDUSCON farão a doação de um aporte financeiro para a viabilização técnica dos ensaios no laboratório.

Com mais esse equipamento, o Laboratório de Tecnologia Construtiva passa a oferecer os seguintes ensaios: ruído de impacto em pisos; ruído aéreo de paredes internas; ruído aéreo de fachadas; desempenho térmico simulação; e desempenho térmico in loco. Pela primeira vez esses serviços serão oferecidos na região da Serra Gaúcha e as empresas associadas ao SINDUSCON terão desconto na realização dos ensaios, durante um período de cinco anos.

"O termo a ser assinado será fundamental para o LBTEC qualificar a prestação dos serviços oferecidos à comunidade, além de fortalecer a relação dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo com o setor construtivo", avalia o professor Celso Ferrarini, gerente de Serviços da UCS.

Sobre o LBTEC
O Laboratório de Tecnologia Construtiva iniciou suas atividades em 2002 como parte da infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Em 2004, ampliou suas atividades extensionistas com a prestação de serviços à comunidade, procurando suprir uma carência existente na região, oferecendo serviços de controle tecnológico, blocos, tijolos, prismas e argamassas, além de assessoramento técnico na área da construção civil. Além disso, atua no incentivo e suporte a atividades como cursos de capacitação técnica, workshops e seminários.

Atualmente, o laboratório atende mais de 130 empresas do setor de construção civil da região.