Parceria entre UCS e SINDUSCON traz novo equipamento para o Laboratório de Tecnologia Construtiva.

A UCS e o Sindicado da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul – SINDUSCON assinaram termo de cooperação nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, durante reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul – CIC.

O termo estabelece que o SINDUSCON fará a doação do equipamento, importado da Dinamarca, "Analisador Brüel e Kjaer 2270-J" e seus acessórios. O equipamento integrará o Laboratório de Tecnologia Construtiva – LBTEC, do Centro de Artes e Arquitetura. Além disso, oito empresas associadas ao SINDUSCON farão a doação de um aporte financeiro para a viabilização técnica dos ensaios no laboratório.

O Analisador Brüel e Kjaer 2270-J vai otimizar a realização de ensaios térmicos e de ruídos, já que a análise de cada ponto será feita em apenas 10 segundos. Além disso, o equipamento é de fácil manipulação e vai complementar os demais existentes no LBTEC, explica a professora Maria Fernanda de Oliveira Nunes, do Centro de Artes e Arquitetura.

Durante o evento de assinatura do termo de cooperação, o reitor Isidoro Zorzi destacou a confiança que o SINDUSCON depositou na UCS. "Esse equipamento vai qualificar ainda mais o nosso laboratório, os serviços do setor da construção civil e, consequentemente, a população", destacou.

"Além dos benefícios diretos proporcionados com os ensaios de análise térmica e acústica, vamos contribuir também para a formação de profissionais qualificados na área de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, que também terão contato com o equipamento. Isso é fundamental para termos mão de obra qualificada para o setor", afirmou o presidente do SINDUSCON, Valdemar Trentin.

A expectativa é que os ensaios realizados com o novo equipamento comecem dentro de 90 dias.

Saiba mais sobre os serviços oferecidos pelo Laboratório de Tecnologia Construtiva

Foto: Daniela Schiavo