Agricultura Sustentável: pesquisadores produzem cartilhas para orientar agricultores.

Levar informações à comunidade, principalmente aos pequenos produtores rurais, sobre o manejo adequado de culturas com a finalidade de reduzir o uso de químicos e garantir a segurança alimentar. Esse é o objetivo, explica a professora Rute Ribeiro, das cartilhas produzidas pelo Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Agricultura Sustentável, a partir de projetos de pesquisa em curso.

A cartilha sobre "Adubação Verde" explica o que é a adubação verde, as vantagens da técnica e como aplicá-la, indicando as espécies de plantas mais adequadas para isso. A cartilha sobre "Compostagem" traz informações a respeito da produção de fertilizantes a partir de resíduos orgânicos, explicando o que é a compostagem, razões para realizá-la e os materiais e condições necessários para executar o processo.

Em novembro deverá estar pronta a cartilha sobre "Mudanças Climáticas", que trata sobre o manejo convencional e agroecológico do solo na região.

As cartilhas estão à disposição em sindicatos rurais, secretarias municipais de agricultura da região, cooperativas, entre outros órgãos e entidades ligados ao meio ambiente e mais próximos dos produtores. A versão online pode ser acessadas na página do NID Agricultura Sustentável.

As pesquisas que deram origem às cartilhas são realizadas no Laboratório de Controle Biológico de Doenças de Plantas, do Instituto de Biotecnologia. Uma equipe de professores, técnicos e alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação desenvolve os trabalhos.

Para a professora Rute, que coordena o Laboratório e é diretora do Instituto, "os pequenos produtores vêm se conscientizando sobre o seu papel no ciclo ambiental e têm se mostrado bastante abertos para modificar alguns hábitos, visando à melhoria da sua produção e da qualidade de vida. E o nosso trabalho colabora para que tudo isso aconteça e esteja em permanente evolução".