Assinado convênio para instalação de Central de Pacificação Restaurativa da Infância e Juventude.

Na manhã desta quinta-feira, durante o 3º Simpósio Internacional de Justiça Restaurativa, foi assinado convênio entre a UCS, a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul -por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social- e o Juizado Regional de Infância e Juventude, instituindo a criação do Núcleo de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul, com atendimento em três centrais.

Uma delas será na UCS: a Central de Pacificação Restaurativa da Infância e Juventude, que funcionará na sala 112 do Bloco 58, na Cidade Universitária. Além de atender à comunidade em casos não judicializados relacionados à infância e juventude, também será um ambiente de aprendizado dos acadêmicos de Direito.

Além da UCS, também serão instaladas a Central de Pacificação Restaurativa Judicial, no Fórum de Caxias do Sul, e a Central de Pacificação Restaurativa Comunitária, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Fé.

O Simpósio, que tem o objetivo de apresentar relatos e introduzir práticas de Justiça Restaurativa na pacificação de conflitos, é uma promoção da UCS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, do Tribunal de Justiça do RS, da AJURIS/Escola Superior da Magistratura e do Ministério Público.

Durante todo o dia, estão sendo realizadas palestras com profissionais vindos dos Estados Unidos e do Canadá com experiência em ações de Justiça Restaurativa em suas diversas instâncias. Na manhã desta quinta-feira, o canadense Barry Stuart falou "Processos colaborativos para responder com eficácia às questões sociais complexas".

Fotos: Juliana Rossa