Experiência da UCS com programa de formação de professores subsidia obra de referência na área.

O trabalho desenvolvido pela pró-reitoria Acadêmica no âmbito do Programa de Formação para Professores da UCS contribui não somente para a qualificação do corpo docente da Instituição, mas também influiu na pesquisa do Ministério de Educação sobre a formação de professores nas universidades brasileiras.

No ano passado, a pesquisadora Ilma Passos Alencastro Veiga, da Comissão de Supervisão Pedagógica dos Cursos de Formação de Professores na área de Pedagogia da Secretaria de Educação Superior do MEC, esteve na UCS para conhecer esse programa institucional. A conclusão da pesquisa resultou na obra "Universidade e Desenvolvimento Profissional Docente: propostas em debate", lançada recentemente pela Junqueira&Marin Editores. [Saiba mais sobre o livro]

"Quais são os limites e possibilidades dos programas de desenvolvimento profissional, numa perspectiva institucional, para o exercício da docência na educação superior?" Essa foi a questão proposta para aos professores dos Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores, da Universidade de Brasília (UnB), e Profissão Docente e Práxis Educativa, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), que foram conhecer as realidades de cinco instituições de Educação Superior no Brasil - entre elas a UCS, com a intenção de contribuir para preencher as lacunas que se verificam em relação ao desenvolvimento profissional de docentes da Educação Superior.

A obra está estruturada em cinco capítulos que discutem a concepção, organização e expectativas relativas aos Programas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Vale do Itajaí (UNIVALE), da Universidade de Chapecó (Unochapecó), da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade de São Paulo (USP), considerando suas possíveis contribuições no desenvolvimento profissional docente, uma vez que esse processo é uma tarefa que nunca se conclui.

"Concretizando políticas para o desenvolvimento profissional docente: a proposta da Universidade de Caxias do Sul" é o capítulo que trata do trabalho realizado pela UCS nessa área. A pesquisadora justificou sua escolha pelo programa da UCS, por três razões: por ser um programa institucional; pela relevância sociopolítica e pedagógica para a Universidade e para a região; e pela condução ética, responsável e compromissada do Programa.

A coordenadora do Programa de Formação para Professores, professora Eliana Rela, considera que as análises e reflexões contidas na publicação poderão "sinalizar novos rumos em direção a uma práxis formativa institucional e à criação de uma cultura pedagógica no interior das instituições de educação superior". Sobre a citação do programa da UCS na obra, ela enfatiza:
- "Acredito que a relevância de se analisar a experiência desenvolvida no nosso programa à luz dos conhecimentos teóricos da área e dos resultados provenientes da experiência, bem como a análise da trajetória política de sua implementação, com certeza oferecerão subsídios para ampliar e aprofundar a discussão sobre a complexa temática do desenvolvimento profissional docente para a educação superior, como também poderá servir de parâmetro para programas da mesma natureza em outras instituições de educação superior, tendo em vista a democratização do acesso a esse nível de ensino".