Seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies inicia projeto com a empresa Vale.

A seção UCS do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies participa de um projeto universidade-empresa com a Vale, a segunda maior mineradora do mundo. O projeto visa estudar cientificamente materiais utilizados nas minas, no beneficiamento de minério, para melhorar seu desempenho frente ao desgaste e avaliar possibilidades de reciclagem. O conhecimento gerado ao longo do projeto deve ser aplicado na Vale de forma global.

O projeto conta com financiamento da Vale, por meio da Diretoria de Ferrosos Sudeste (DIFS) e do Instituto Tecnológico Vale (ITV). De acordo com Ronaldo de Souza Jabour, gerente de Engenharia de Manutenção Industrial da DIFS, "em um cenário em que necessitamos fazer mais com menos, esperamos contribuir de forma significativa com a redução de gastos e promover a otimização para especificações técnicas e de recebimento de materiais".

Para o professor Carlos Figueroa, que coordena o projeto na seção UCS, o trabalho com a Vale deve trazer ganhos importantes para a universidade. "Além dos equipamentos e insumos que permitirão montar um novo laboratório para a nossa instituição e que serão adquiridos com financiamento da Vale, teremos o benefício de mais uma experiência na interação universidade-empresa e, principalmente, a oportunidade de oferecer uma formação diferenciada na área de Materiais para os alunos de graduação e pós-graduação que foram selecionados para participar do projeto como bolsistas. Esses alunos estarão em contato com a equipe e as necessidades de uma das maiores empresas brasileiras, guiados pelos princípios da pesquisa de excelência".

Para atender às necessidades do projeto em termos de competências e infraestrutura, o Instituto reuniu várias de suas seções. Além do grupo da UCS, participam as seções da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), UFF (Universidade Federal Fluminense) e USP (Universidade de São Paulo). Na UCS, o grupo participante é formado por professores e estudantes ligados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais.

Parceria
O projeto é resultado de uma parceria entre a Vale e o Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies (INES) que vem sendo construída desde junho de 2010. Na época, Ronaldo Jabour entrou em contato com o Instituto, por meio do formulário de contato do site, visando a uma colaboração para realizar um workshop sobre o desgaste de materiais usados nas minas.

Após visitas técnicas de um grupo de pesquisadores do Instituto às minas, partiu-se para a organização do evento, que foi realizado por meio do trabalho colaborativo e constante das equipes do INES e da Vale. O workshop ocorreu em fevereiro de 2011, reunindo, em Belo Horizonte, mais de 40 profissionais de diferentes unidades da Vale. Representando a seção UCS, o professor Carlos Figueroa participou das visitas e reuniões e ministrou uma palestra sobre aço mangalloy no workshop.