EDUCS lança "Direito e Humanismo", com palestras de Percy Vargas de Abreu e Lima.

A Editora da UCS em parceria com o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e o apoio da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e a OAB-Seção Caxias do Sul lançam nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro, o livro "Direito e Humanismo" que reúne as palestras e conferências realizadas por Percy Vargas de Abreu e Lima nos anos de 1963, 1970 e 1971, um "acervo raro" recuperado pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

No texto de apresentação da obra, o reitor Isidoro Zorzi enfatiza a importância da publicação, "uma velha aspiração almejada por amigos, professores, advogados, pelas pessoas que foram tocadas por suas palavras, pelo seu saber, pelo seu testemunho de vida". A obra, ainda no entendimento do reitor da UCS, "resgata e difunde para as atuais e futuras gerações um elenco de abordagens que envolvem, entre outros, a ética, a política e a educação, realizado por alguém que ajudou a consolidar a cultura, a história política e jurídica de Caxias do Sul.

A cerimônia de lançamento será às 19h30min na Sala de Sessões Deputado Nadyr Rossetti da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Sobre a obra
"Culto e carismático, Percy Vargas de Abreu e Lima praticava a difusão do conhecimento, abordando assuntos vinculados à sua área de atuação, o direito e, especialmente a criminologia, até a música e a literatura.

Vários espaços abrigaram esta atividade, dentre eles a sede da Associação Beneficente Casa do Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil. As palestras eram gravadas, transcritas e multiplicadas por jovens universitários, trabalhadores, advogados e admiradores, assim como os tribunais de júri em que ele angariava uma grande plateia.

No entanto, com o recrudescimento da repressão e do autoritarismo nos anos 1960 e 1970, muitas fitas desapareceram, assim como as cópias das transcrições textuais. Ainda assim, recuperar este material constituiu-se em objetivo recorrente do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami para integrar seu Banco de Memória. Uma perspectiva abriu-se com a transferência de documentos da Biblioteca Pública Municipal para o Arquivo Histórico, onde encontravam-se três fitas com palestras de Percy no Sindicato dos Trabalhadores, em 1963.

Em 2009, a doação de 15 transcrições originais de palestras sobre criminologia nos anos de 1970-1, impulsionou a presente obra. Uma exaustiva revisão e contextualização foi elaborada pela organizadora do livro, a historiadora do AHMJSA, Sônia Storchi Fries. Como representante da geração mais próxima a Percy, foi convidado um integrante da Turma de Direito de 1973, Domingos Roberto Todero, mestre em Direito, que também contribuiu na seleção dos autores e obras citadas, além de artigo sobre o tema". (Material divulgado pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami)