Mestrado em Filosofia: primeira dissertação, defendida nesta sexta-feira, trata de ética e consumo.

Nesta sexta-feira, dia 7 de dezembro, o aluno Marco Antônio Gonçalves (foto) defendeu a primeira dissertação produzida no âmbito do Mestrado em Filosofia, no auditório do Bloco E, na Cidade Universitária. Ele apresentou a dissertação "Ética e consumo: uma análise dos hábitos de consumo", sob a orientação do professor Everaldo Cescon.

A banca examinadora foi composta pelos professores André Brayner de Farias (UCS) e Marcelo Fabri (UFSM).

Na dissertação, Marco Antônio desenvolveu uma análise ética do atual padrão de consumo. "Foram feitos apontamentos para a necessidade de se assumir um padrão de comportamento de consumo que seja autônomo, justo, corresponsável e felicitante. O trabalho apresenta a ampliação do conceito de cidadania para além do direito do consumidor assumindo-o como estratégia ética-política", resume.

Antes de ingressar no Mestrado, em 2011, Marco Antônio fez graduação em Filosofia na Faculdades Associadas do Ipiranga, de São Paulo, e especialização em Filosofia Prática na UCS. "O Mestrado em Filosofia é uma grande conquista acadêmica para a Universidade", avalia.

O Mestrado em Filosofia, que iniciou suas atividades em março de 2011, tem área de concentração em Ética e linhas de pesquisa em Conceitos Fundamentais de Ética e Problemas Interdisciplinares de Ética. Atualmente, o Mestrado em Filosofia tem 28 alunos matriculados.

Foto: Daniela Schiavo