Dissertação do Mestrado em Administração recebe o 1º lugar em premiação do Conselho Federal de Administração.

Para os pesquisadores da área, a premiação é vista como um indicador de qualidade da produção científica do Programa.

O Programa de Pós-Graduação em Administração comemora a premiação pelo Conselho Federal de Administração (CFA) da dissertação de Mestrado de Mateus Panizzon, docente da UCS na área de Administração, com atuação na Assessoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Institucional. Este ano, Mateus ingressou no Doutorado em Administração PUCRS/UCS, na linha de pesquisa "Gestão da Inovação, Competitividade e Mercados".

Defendida em setembro de 2010, a dissertação "Envolvimento da alta direção e inteligência competitiva: uma análise sobre suas relações em organizações de médio e de grande porte da Serra Gaúcha - Brasil" recebeu o Prêmio "Belmiro Siqueira" de Administração na modalidade pós-graduação stricto sensu, ficando com o 1º lugar entre todas as demais dissertações e teses que concorreram ao prêmio.

O prêmio Belmiro Siqueira, de abrangência nacional, visa divulgar e valorizar os estudos realizados por administradores e por estudantes dos cursos de bacharelado em Administração e que contribuem para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil.

Mateus explica que o trabalho foi, inicialmente, submetido ao Conselho Regional de Administração, que fez um blind review (revisão anônima) entre todas as dissertações e teses recebidas, e indicou apenas um trabalho por estado ao Conselho Federal, a quem cabe avaliação final e seleção dos trabalhos que se classificaram para a etapa final, isto é, aquele trabalho que tem condições de representar o prêmio nacionalmente.

"Este prêmio nacional, além de tudo que por si já representa, ainda possui, neste caso, uma conotação especial, tanto para o PPGA e para a UCS, quanto para o Rio Grande do Sul. Em 23 anos de história desta premiação, foi a primeira vez que um trabalho indicado pelo CRA/RS obteve a primeira colocação na modalidade de pós-graduação stricto sensu, a qual envolve as dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Considerando ainda que, a partir de 2010, tanto as dissertações quanto as teses passaram a concorrer na mesma categoria, esta dissertação ter obtido a primeira colocação é um importante indicador de qualidade da produção científica para a área de Administração, o que gera perspectivas de publicação em nível internacional".

Mateus também ressalta que seu trabalho foi "fruto do alinhamento com a Linha de Pesquisa de Gestão da Inovação e Competitividade do PPGA, o que permitiu explorar este tema emergente, em consonância com a boa interação e diálogo com os professores do Programa e diversos professores estrangeiros, convidados do Programa, com os quais tive a oportunidade de trocar ideias durante as disciplinas e eventos científicos daquela época".

A avaliação final foi feita por um comitê de julgamento, em Brasília, do qual participaram representantes do Conselho Federal de Administração e de professores da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade de São Paulo.