Agricultura familiar: Ministério do Desenvolvimento Agrário assina acordos com instituições da região do Corede Serra.

Solenidade realiza-se, nesta sexta-feira, na Cidade Universitária, com a participação das 14 instituições do Programa Integrado para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar.

Ocorre nesta sexta-feira, dia 25 de janeiro, às 14h, no Salão de Atos do Bloco A da Universidade de Caxias do Sul, em Caxias do Sul, a solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e as instituições envolvidas no Programa Integrado para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar que atuam na região de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra). A solenidade terá a presença do Ministro Pepe Vargas.

O Programa Integrado para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar foi criado por iniciativa do Corede Serra com a participação de instituições envolvidas com o setor agropecuário dos municípios que integram o Conselho. A proposta de criação do programa foi entregue ao ministro Pepe Vargas em reunião realizada na UCS, em setembro de 2012.

O Programa prevê a união de esforços para realização de ações de desenvolvimento e transferência de tecnologia, educação, adequação e implementação de políticas públicas e de infraestrutura básica, de acordo com a realidade da agricultura familiar da região. Essas ações visam melhorar a qualidade, agregar valor aos produtos da agricultura familiar e diversificar as atividades produtivas.

O Mninistério assina acordos com as seguintes instituições: Universidade de Caxias do Sul, Emater, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Centro Ecológico de Ipê, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Sindicatos Rurais, Corede Serra, Embrapa, Federação das Cooperativas do Vinho (Fecovinho) e Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra
O Corede Serra é presidido pelo reitor da UCS, professor Isidoro Zorzi, e é integrado pelos seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Protásio Alves, Paraí, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, União da Serra, Veranopólis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata.