Ministério do Desenvolvimento Agrário assina acordo com instituções da região.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, assinou na tarde desta sexta-feira, dia 25, acordo de cooperação técnica e cientifica com instituições da região do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) em solenidade no Salão de Atos do Bloco A. Participaram do evento representantes das 14 instituições do Programa Integrado para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar e dos munícipios da região, além de deputados estaduais e federais.

O Programa Integrado para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar foi criado por iniciativa do Corede Serra com a participação de instituições envolvidas com o setor agropecuário dos municípios que integram o Conselho.

Na ocasião, o ministro agradeceu o desafio lançado pelo Corede Serra ao encaminhar ao Ministério, em setembro de 2012, um conjunto de temas para o desenvolvimento da agricultura familiar e salientou que “esse acordo envolve órgãos municipais, estaduais e federais, além da articulação interinstitucional”. O ministro também assumiu o compromisso de encaminhar as solicitações que não se enquadram no orçamento da sua pasta, aos outros ministérios.

O acordo prevê ações em três eixos: acesso a mercados; pesquisa e tecnologia; e acesso à informação. Segundo o reitor Isidoro Zorzi, que também preside o Corede Serra, "a pesquisa é fundamental para a nossa região crescer com a agricultura familiar. "Esse acordo vem para proporcionar uma agricultura familiar mais qualificada, possibilitando, inclusive, parcerias que viabilizem pesquisas voltadas para a produção de alimentos mais saudáveis".

Uma das primeiras ações desse acordo, será a realização do Seminário de Acesso a Mercados Institucionais, que ocorre no dia 22 de fevereiro, no auditório do Bloco H, da Cidade Universitária, em Caxias do Sul.

Fotos: Daniela Schiavo.