Projeto Lagoas Costeiras II: municípios litorâneos recebem laboratórios móveis.

O Projeto Lagoas Costeiras II encaminha-se para a finalização de suas ações após quase dois anos de atividades voltadas para a implementação da gestão sustentada dos recursos hídricos nos municípios de Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul, no litoral do Rio Grande do Sul.

Entre as ações de encerramento está a entrega de um laboratório móvel para cada um dos municípios que participaram desta etapa do projeto. Cada município receberá um veículo novo, modelo Kombi, equipado com diversos itens que servirão para uso didático das escolas municipais de ensino fundamental. Um guia para a execução de atividades acompanha os equipamentos e materiais que compõem o laboratório móvel, entre eles: microscópio, pluviômetro, higrômetro, bússola, herbário didático, mapotecas, e pôsteres temáticos.

Entrega
No dia 11 de março, segunda-feira, será entregue o laboratório móvel no município de Palmares do Sul, às 16 horas.

No dia 12 de março, terça-feira, os laboratórios serão entregues em Balneário Pinhal, às 9 horas, e, em Cidreira, às 14 horas. Todas as entregas serão efetuadas nas respectivas prefeituras municipais.

Segundo o coordenador do projeto, professor Alois Schafer, essa é mais uma ação que comprova a importância que o LACOS tem para a preservação dos recursos hídricos costeiros. "Estamos satisfeitos como o nosso trabalho. Além do reconhecimento das comunidades com as quais desenvolvemos atividades, também estamos sendo reconhecidos nacionalmente, como, por exemplo, por meio da conquista do Prêmio da Agência Nacional das Águas na categoria Educação, recebido no final do ano passado", destaca.

No mês de abril também serão entregues aos três municípios o material produzido pelos pesquisadores do projeto: o Atlas Sociambiental, o Caderno de Atividades de Educação Ambiental e o Manual de Gestão dos Recursos Hídricos.

Equipamentos e materiais
Cada laboratório móvel possui: 1 microscópio com kit de lâminas e lamínulas; 1 estereomicroscópio; 1 kit didático de lâminas prontas 3 termômetros min/máx; 1 anemômetro; 3 bússolas; 1 higrômetro; 3 pluviômetros; 30 lupas de mão; 1 conjunto de análise de água, solo e ar; 3 prensas para herborização de plantas; 1 trena; 1 balança; 1 mapoteca com 15 mapas gerais; 1 globo terrestre; 1 tabela periódica 90x120; 1 caixa de indicadores de ph; 1 conjunto de 15 banners temáticos; 1 conjunto de modelos didáticos ( de 1 célula animal, 1 célula vegetal, 1 folha, 1 flor, 1 cloroplásto e 1 inseto); 1 coleção de rochas; 1 coleção de pegadas de animais; 1 caixa surpresa; 1 herbário didático; 1 coleção de conchas; 1 coleção de macroinvertebrados; 1 gerador eólico; 1 conjunto de lâmpadas a base de energia solar; 10 quebra-cabeças; 5 jogos do projeto lagoas costeiras; 1 Atlas Socioambiental; 1 caderno de atividades de educação ambiental; 1 agenda 21 escolar; 1 manual com todos os equipamentos relacionados.

Sobre o Projeto Lagoas Costeiras
Patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, o Projeto LACOS está na sua segunda edição (LACOS II) e tem a participação também de pesquisadores da UFPel e da UFRGS. Esse projeto está auxiliando na implementação da gestão sustentada dos recursos hídricos nos municípios de Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul, no litoral do Rio Grande do Sul. O projeto será concluído em abril deste ano.

Em todo o litoral gaúcho, de Torres ao Chuí, existem cerca de 100 lagoas de água doce. Trata-se de sistema costeiro único no mundo com alta diversidade de lagoas de água doce, próximas ao mar. O projeto realizado pela UCS já envolveu 31 lagoas, em duas fases (LACOS I e LACOS II). É um estudo inédito e abrangente, que integra pesquisa científica e educação ambiental.

O projeto LACOS II está beneficiando diretamente uma população de aproximadamente 3.200 habitantes. Desde seu início, em junho de 2011, diferentes atividades estão sendo realizadas nos municípios. Entre as ações, foram executadas saídas de campo para levantar dados sobre as lagoas e a diversidade biológica e efetuadas oficinas e cursos com professores da rede pública dos municípios envolvidos - como o curso de multiplicadores -, realizadas por professores/ pesquisadores, técnicos e acadêmicos da UCS.

Também foram realizadas diversas atividades educativas com as crianças das escolas dos municípios. No mês de novembro do ano passado, o grupo realizou a entrega de material didático às escolas que participam do projeto, composto pelo jogo educativo "Viajando com o Laquinho". Laquinho é o mascote do projeto. Nesse jogo, em um tabuleiro ilustrando a geografia da região, o objetivo é levar o personagem a conhecer sua região e também a fauna e a flora existente nos municípios.

Fotos: Acervo do Projeto LACOS