UNACON: Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul reúne-se com o reitor.

Na tarde desta terça-feira, dia 14 de maio, ocorreu um encontro entre os vereadores que compõem a Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul com o reitor Isidoro Zorzi, para tratar sobre o andamento das obras da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia (UNACON) do Hospital Geral de Caxias do Sul.

O reitor apresentou um histórico detalhado do cronograma de ações que envolvem a UNACON, uma reivindicação da comunidade regional iniciada em 2008. Ele destacou os passos do processo que de implantação da Unidade, como a compra de terrenos contíguos ao Hospital Geral para a construção de um novo prédio, a necessidade de licenças especiais, além do trâmite necessário para uso de verbas públicas, entre outros passos.

A Comissão esteve representada na reunião pelo seu presidente, vereador Henrique Silva, e dos vereadores Clair de Lima Girardi, Pedro Incerti e Zoraido Silva. O Vereador Henrique disse que o encontro com o reitor serviu para que a Comissão se certificasse de que todas as ações da UNACON estão sendo executadas da melhor forma possível e de maneira transparente.

Na reunião, ficou combinada uma visita dos vereadores de Caxias do Sul ao Hospital Geral para a próxima semana.

O início das obras da UNACON ocorreu em novembro de 2012 e a conclusão está prevista para o mês de maio de 2014. O prédio da Unidade abrigará serviços de quimioterapia, hematologia e radioterapia para tratamento adulto e pediátrico, com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A UNACON compreende uma estrutura física específica para a instalação de equipamentos de alta complexidade que já foram recebidos pelo Hospital e ocupará uma área de 3.314 m², com oito consultórios para radioterapia, doze consultórios para quimioterapia, vinte cadeiras para aplicação de quimioterápicos para o paciente adulto e quatro cadeiras de aplicação de quimioterápicos para o paciente infantil. O projeto da obra foi aprovado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, pela Vigilância Sanitária e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), pois exige tratamento específico, com requisitos de segurança em energia nuclear e condições sanitárias especiais.

A obra tem um custo de R$ 5,1 milhões, sendo que o valor de R$ 3,7 milhões provém do Ministério da Saúde, por meio do INCA.

HG – 15 anos
O Hospital Geral de Caxias do Sul, que completou 15 anos de funcionamento em março, é administrado pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, com apoio dos governos estadual, federal e municipal. Atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a população dos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde e é importante referência para estudantes da UCS para estágios, residência médica e pesquisas. Além de recursos públicos, o HG, que tem 218 leitos, recebe apoio de diversas empresas e entidades da região, para qualificação e melhoramento de sua infraestrutura e serviços. Em 2012, o HG registrou 11.219 internações; 139.162 atendimentos; 5.602 cirurgias; 1.409 partos.

Foto: Daniela Schiavo.