Vereadores de Caxias do Sul visitam Hospital Geral.

Hospital Geral de Caxias do Sul completou 15 anos em março e prepara a implantação de Unidade de Alta Complexidade em Oncologia e Radioterapia.

Vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul participaram, na manhã desta segunda-feira, 20 de maio, de encontro no Hospital Geral de Caxias do Sul, onde conheceram as obras de instalação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia - Unacon, principal obra em andamento, atualmente, no HG. Iniciada em novembro de 2012, a obra tem conclusão prevista para maio do próximo ano.

Os representantes do Legislativo caxiense receberam informações sobre o cronograma e as especificidades da obra. "A construção está em andamento há sete meses, mas para chegar a isso, foi necessário cumprir uma série de etapas. É uma obra complexa", destacou o reitor Isidoro Zorzi, que apresentou ao grupo o cronograma de todo o processo de instalação da Unidade, iniciado em 2008, com a indicação e aprovação da instalação de equipamento de radioterapia no HG pelo Colegiado de Gestão Macro Regional – Serra/RS. Para ser viabilizado, o processo de construção passou por trâmites em órgãos como: secretarias municipal e estadual de Saúde, Instituto Nacional do Câncer (INCA), Ministério da Saúde, Caixa Econômica Federal, até a realização de licitação pública para a construção da obra.

O prédio apresenta estrutura física específica para a instalação de equipamentos de alta complexidade. No subsolo, por exemplo, foram construídos dois ambientes dimensionados para abrigar os equipamentos de radioterapia (um acelerador linear para radioterapia e um aparelho para braquiterapia). O arquiteto responsável pelo projeto, Fábio Marconi, explicou aos vereadores que as paredes desses espaços têm espessura de dois metros e o teto tem espessura de 1,63 metro. Somente para as paredes desses ambientes, foram necessários 40 caminhões de concreto. Ainda segundo o arquiteto, a obra está planejada para receber, no futuro, um terceiro ambiente igual a esses, para instalação de mais equipamentos de radioterapia. O projeto da obra foi aprovado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, pela Vigilância Sanitária e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), pois exige tratamento específico, com requisitos de segurança em energia nuclear e condições sanitárias especiais.

O diretor geral do HG, Sandro Junqueira, destacou que o prédio da Unidade abrigará serviços de quimioterapia, hematologia e radioterapia para tratamento adulto e pediátrico, com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Unacon ocupará uma área de 3.314 m², com ambientes para a instalação de equipamentos de alta complexidade (acelerador linear e um aparelho para braquiterapia), que já foram recebidos pelo Hospital, e mais oito consultórios para radioterapia, doze consultórios para quimioterapia, vinte cadeiras para aplicação de quimioterápicos para o paciente adulto e quatro cadeiras de aplicação de quimioterápicos para o paciente infantil. A obra tem um custo de R$ 5,1 milhões, sendo que o valor de R$ 3,7 milhões provém do Ministério da Saúde, por meio do INCA.

Oito representantes do Legislativo caxiense, os vereadores Henrique Silva, Zoraido da Silva, Pedro Incerti, Clair de Lima Girardi (da Comissão de Saúde e Meio Ambiente), Edson da Rosa (presidente), Guilherme Sebben, Jaison Barbosa dos Santos e Daniel Guerra, foram recebidos pelo reitor Isidoro Zorzi, pelo presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Roque Grazziotin, pelo diretor geral do HG, Sandro Junqueira, e integrantes da direção do Hospital. A secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, também participou da visita.

Durante o ano que marca os 15 anos de funcionamento do Hospital, estão agendadas visitas de representantes de diversos segmentos da sociedade. No dia 27 de maio, próxima segunda-feira, às 9h30min, serão recebidos deputados estaduais, federais e senadores.

Fotos: Hugo Araújo.