Direito e Marxismo: congresso reúne acadêmicos e pesquisadores na Cidade Universitária.

Estudantes, professores e pesquisadores de várias regiões do país assistiram à cerimônia de abertura do II Congresso Internacional de Direito e Marxismo, que ocorreu na noite de segunda-feira, dia 20 de maio, no UCS Teatro, na Cidade Universitária. O evento é uma parceria entre a UCS, a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Durante a solenidade, que reuniu autoridades acadêmicas, civis e da área jurídica de Caxias do Sul, ocorreu lançamento de livros e, também, uma homenagem póstuma ao professor Carlos Nelson Coutinho, um dos principais intelectuais marxistas brasileiros.

O evento, que neste ano tem o tema "As novas tendências constitucionais da América Latina", conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e está estruturado em cinco eixos temáticos: Estado, Teoria do Direito, Direitos Humanos, Economia e Meio Ambiente.

Cerca de 1.600 inscritos participam do Congresso, que segue até quarta-feira, com a realização de painéis, apresentação de trabalhos e uma oficina sobre teoria marxiana.

Foto: Daniela Schiavo.