Cidade Universitária tem Central de Prática Restaurativa da Infância e Juventude.

Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, dia 5, na Cidade Universitária a Central de Prática Restaurativa da Infância e Juventude, instalada por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul – através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social - e o Juizado Regional de Infância e Juventude. A Central funcionará na Sala 112 do Bloco 58 da Cidade Universitária, onde já funciona o Posto de Justiça Comunitária.

Na cerimônia de inauguração, o juiz da Infância e Juventude, Leoberto Brancher, explicou que o principal objetivo da Central é o de difundir os princípios e as práticas da Justiça Restaurativa e promover a cultura de paz. "Esse é um laboratório de política pública, uma atividade empreendedora. Poderemos mostrar ao Brasil que é possível reverter o quadro da violência entre os jovens, estimulando a pacificação de conflitos que envolvem crianças e adolescentes, incluindo seus familiares".

Essa é uma das três Centrais de Prática Restaurativa que Caxias do Sul terá, a partir da criação do Núcleo de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul, instituído em novembro do ano passado. Um dos locais de atendimento é a Central Judicial de Prática Restaurativa, no Fórum de Caxias do Sul e o outro, em fase de implantação, será a Central Comunitária de Prática Restaurativa, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Santa Fé.

A justiça restaurativa configura-se como uma abordagem alternativa para tratamento de crimes e atos infracionais. Baseia-se em práticas que fomentam o diálogo e que envolvem o encontro entre vítima, ofensor e outros membros da comunidade, atingidos pela situação ou que possam dar apoio aos protagonistas do conflito.

Segundo a professora do Centro de Ciências Jurídicas, Cláudia Hansel, coordenadora do Posto de Justiça Comunitária, "os núcleos de práticas restaurativas buscam tentar evitar que os processos sejam judicializados. Com o tempo, pretende-se diminuir a violência nas escolas, uma vez que a prática será direcionada às escolas localizadas em Caxias do Sul, próximas ao campus da UCS".

A solenidade de inauguração teve a participação do prefeito municipal de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, autoridades políticas, acadêmicas e representantes do Poder Judiciário e da comunidade.

Foto: Daniela Schiavo