Objetos Sonoros: instrumentos e jogos produzidos pelos acadêmicos de Licenciatura em Música estão em exposição.

Acadêmicos da disciplina "Fundamentos da Educação Musical III", do curso de Licenciatura em Música, fabricaram instrumentos musicais utilizando materiais reutilizados, baratos e facilmente encontrados. O resultado desse trabalho pode ser visto na exposição "Objetos Sonoros", no Centro de Artes e Arquitetura, no Campus 8, até o dia 21 de junho.

Essa é a segunda edição da exposição "Objetos Sonoros", que traz um acervo de instrumentos musicais totalmente novo em relação à primeira, realizada no ano passado. A exposição apresenta parte da produção realizada pelos alunos que exploraram as possibilidades de criação/construção de instrumentos musicais alternativos e o jogo co contexto da Educação, particularmente na Educação Musical.

O professor Rafael Silva explica que, neste ano, houve uma maior exploração dos recursos eletrônicos e dos novos instrumentos musicais. "Mais do que apresentar os instrumentos fabricados pelos alunos, a exposição foi concebida visando a promover a interação do público com os instrumentos expostos, seja pela exploração livre das possibilidades sonoras de cada um dos instrumentos, seja pelos recursos de notação musical ou até mesmo pelos jogos criados coletivamente pela turma."

Esses recursos e jogos têm a intenção de permitir ao visitante da exposição tocar uma das músicas sugeridas, mesmo sem familiaridade com o instrumento. Em cada instrumento há uma ficha Organológica com informações do instrumento, como família organológica à qual pertence, origem, material necessário para a fabricação, modo de tocar e sugestões de músicas a serem executadas.

"As fontes sonoras expostas podem ser experimentadas, manuseadas e exploradas pelo visitante. Tocando as músicas sugeridas, compondo algo novo, tirando uma música conhecida ou mesmo buscando novos sons", esclarece o docente.

Escolas e grupos interessados em visitas guiadas podem entrar em contato pelo Centro pelo telefone (54) 3289-9000.

Fotos: Daniela Schiavo.