Comunidade Fátima recebe Projeto Esporte e Lazer.

"A universidade está aqui para a troca de conhecimento". Essa foi a afirmação da gestora de Projetos de Investimentos Sociais da Petrobras, Sheila Regina Sant'Anna, no último sábado, dia 17 de agosto, no lançamento do Projeto Esporte e Lazer na Comunidade Fátima, uma parceria entre UCS e a Petrobras, através do Programa Esporte e Cidadania, com apoio da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Às crianças e adolescentes de 8 a 17 anos e a seus pais, a gestora enfatizou que o esporte também é um direito de todos e que, dos 892 projetos inscritos neste Programa, 32 foram selecionados. Entre eles, esse no Bairro Fátima: "uma oportunidade para a comunidade, pois o projeto é para vocês. Estamos aqui para fazer alguma coisa para essas crianças".

Também considerado importante para Sheila, que estava na cidade para uma visita técnica ao Projeto, é o envolvimento dos acadêmicos da Universidade. Ao citar o nome de cada um deles, a gestora se referiu ao aluno do curso de Educação Física, Ezequiel Antônio Kugertt Velho, morador do bairro Fátima: "ele integra esta atividade e disse que era uma oportunidade de trazer às crianças e adolescentes de seu bairro algo que ele não teve". Segunda ela, o esporte é transformador na vida de todo mundo.

Para o reitor Isidoro Zorzi, "o esporte é uma ferramenta pedagógica para formar o cidadão. O esporte nos ensina a conviver com as diferenças, a conviver com os outros, a viver em equipe, a ter limites, conhecer nossas falhas e as potencialidades e a viver em harmonia e em paz". A parceria com a Petrobras nesse Projeto possibilita que a UCS leve o esporte aos bairros. "Na Vila Poliesportiva da Universidade já contamos com cerca de duas mil crianças nas escolas de formação de atletas. Às vezes é difícil ir até à UCS e agora, com esse Projeto, chegamos aos bairros", ressaltou. E, ainda, o reitor lembrou que a UCS, que é uma instituição comunitária, está inserida em outras ações na área da Saúde, citando o Hospital Geral de Caxias do Sul e a parceria com a Secretaria Municipal da Saúde nas Unidades Básicas nos bairros Galópolis, Serrano e Vila Lobos.

A solenidade, que contou com a presença de autoridades acadêmicas, municipais e da comunidade, foi realizada no Ginásio da Escola Municipal Ester Benvenutti. Para o diretor do Centro de Ciências da Saúde, professor Rossano Sartori Dal Molin, "com a disseminação do esporte, visualizamos a possibilidade de executar mais o caráter comunitário da Instituição e o aspecto da cidadania. Que este Projeto seja o embrião para outras modalidades".

O secretário municipal do Esporte e Lazer, Washington Stecanela Cerqueira, enfatizou as razões de apoiar esse Projeto, pois o esporte proporciona "qualidade de vida, qualidade na saúde e disciplina. Nosso desafio, agora, é mostrar para a Petrobras que temos condições de termos outros projetos nessa área".

As atividades, que já contam com a participação de 170 crianças, ainda recebem inscrições para as modalidades esportivas de vôlei, basquete, handebol, tênis de mesa, dança, xadrez, futebol de campo e futsal. A coordenação técnica do Projeto é do professor Ubirajara Klamos Maciel e a coordenação geral é de Rochele Maciel e conta com apoio dos instrutores esportivos Tricia Dal Pubel e Ramãn Dytz, dos alunos bolsistas de Educação Física e Administração Rafael Willian Rodrigues, Rodrigo Marcon, Ezequiel Antônio Kugertt Velho, Greyce Kelly Pelin e Júlia Basso Gasparetto e da aluna voluntária Giovana Zardo, do curso de Engenharia Química.

Fotos: Daniela Schiavo