ENSINO MÉDIO

MOSTRASEG: alunos do ensino médio apresentam seus trabalhos na Cidade Universitária.

A 5ª Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio da Serra Gaúcha (MOSTRASEG), aberta na tarde desta terça-feira, dia 17 de setembro, reúne cerca de 60 trabalhos, de 17 escolas de ensino médio de Caxias do Sul e região e segue até quinta-feira, no Centro de Convivência da Cidade Universitária. A cerimônia de abertura teve a participação do reitor Isidoro Zorzi.

A MOSTRASEG faz parte do Projeto Engenheiro do Futuro e constituiu-se em um espaço para a apresentação de projetos de ciência e tecnologia desenvolvidos por alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas da Serra Gaúcha. Nesta edição, além das áreas de ciência e tecnologia, os trabalhos também abordam os temas da sustentabilidade e da saúde.

A premiação será divulgada na quinta-feira. Serão premiados os três melhores trabalhos, que receberão: três notebooks (primeiro lugar); três câmeras digitais (segundo lugar), e três MP4 (terceiro lugar). Os professores orientadores dos trabalhos premiados também recebem prêmios.

Ciência no cotidiano do aluno


As alunas Júlia Bonella, Eduarda Reis e Victória Pires, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio La Salle Carmo, de Caxias do Sul, apresentam o trabalho "A homeopatia na agricultura e seus resultados em organismos vegetais".

"School pie – sistema operacional Linux para educação" é o nome do trabalho dos estudantes Anderson Silva, Alessandro da Silva e Bruno Rizzi, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Aristides Germani, de Caxias do Sul.

Os alunos Vitória Ricardo, Ana Carolina Ballardin e Carlos Eduardo Stédile, do Colégio Mutirão, de São Marcos, apresentam o trabalho "Estudo sobre as condições atuais do Arroio Gravatá no município de São Marcos".

"Aplicativo turístico para a cidade de Antônio Prado" é o trabalho desenvolvido pelo estudantes do Colégio Estadual de Ulisses Cabral, Leonardo Arruda, Bernardo De Biasi e Marcelo Bernardi.

Os alunos Fábio Simonato, Guilherme Tadiotto e Nícolas Ludwig desenvolveram o trabalho "The Door – um caminho para a sustentabilidade". Eles são estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Regina Coeli, de Veranópolis.

Projeto Engenheiro Futuro
Através da interação e cooperação Universidade-Empresa-Escola, o Projeto Engenheiro do Futuro (ENGFUT) tem como objetivo aprofundar a formação pedagógica dos professores do Ensino Médio e estimular os estudantes pelas áreas tecnológicas e por uma futura carreira em Engenharia ou em outra área afim.

O ENGFUT é uma realização da UCS, em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) e empresas da região, com financiamento da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Fotos: Daniela Schiavo.