1º Encontro Rede de Olhares UCSTV comemora dois anos de programa.

Em outubro o programa Rede de Olhares UCSTV completa dois anos nos ares da região (e do mundo). É hora de marcar o território do camaleão e fixar sua identidade. No dia 28 de outubro, a UCSTV, parceira do Canal Futura, promove o 1º Encontro Rede de Olhares, reunindo a equipe do programa, convidados do Futura, professores e alunos da comunicação.

O encontro terá painéis e relatos de experiências sobre o Rede de Olhares, lançando luzes sobre o nascimento e a trajetória do programa – da ideia à estreia – e projetando os caminhos futuros desse projeto que renovou os conceitos de programação da UCSTV. Estão confirmados para o encontro o professor Eugênio Bucci, da Universidade de São Paulo, um dos pensadores mais conceituados do jornalismo brasileiro, e de José Brito, coordenador de jornalismo do Canal Futura. [Veja a programação completa do encontro].

Seguindo a linha do Rede de Olhares, o encontro será formado por múltiplas visões entrecruzadas, em comunicações ágeis e diretas. Ao final do encontro, os convidados participarão do programa Rede de Olhares, ao vivo, seguido de uma conversa estendida com Eugênio Bucci, em comunicação aberta para o público e estudantes da UCS. Os conteúdos do encontro irão compor uma publicação impressa do Rede de Olhares.

Aníver Rede de Olhares – o camaleão é pop
O camaleão do Rede de Olhares, símbolo do programa, tornou-se a estrela da UCSTV: em dois anos no ar, já trouxe dez mil pessoas ao estúdio da tevê educativa da Universidade de Caxias do Sul, sempre com plateias, temas diferentes, conteúdos jornalísticos, interatividade e muitas caras novas na frente das câmeras. O programa é uma janela diária, ao vivo, de 50 minutos de duração. O Rede de Olhares propõe uma comunicação aberta ao improviso e aos jogos da linguagem: diálogo, dissonância, multiplicidade de vozes e revezamento das ações do naipe de jornalistas que compõem o programa.

Nossos Convidados
Eugênio Bucci - Professor Doutor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e também Diretor do curso de Pós-Graduação em Jornalismo com Ênfase em Direção Editorial da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Eugênio Bucci é articulista, escreve quinzenalmente na página 2 do jornal "O Estado de S. Paulo", e também é colunista quinzenal da Revista Época. Além disso, atua como colaborador eventual do site "Observatório da Imprensa". Em 2011, ganhou o prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação, na categoria liderança emergente. Integrou o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura de São Paulo) de 2007 a 2010 e, desde 2009, participa do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog. Foi professor visitante do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo de novembro de 2007 a novembro de 2011.Autor de livros e ensaios sobre comunicação e jornalismo, foi presidente da Radiobrás entre 2003 e 2007. Presidiu também a Arnaspal (Associação de Rádios Nacionais de Serviço Público da América Latina) de 1º de janeiro a 1º de dezembro de 2005. Como crítico de televisão e de cultura, manteve colunas em jornais ("Folha de S. Paulo" e "Jornal do Brasil", entre outros) e revistas ("Veja", "Nova Escola" e "Sem Fronteiras"). Na Editora Abril, foi diretor de redação de revistas mensais e Secretário Editorial. É membro do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Cidade de São Paulo (2013-2016).

José Brito Cunha - Jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e pós-graduado em Cinema-Documentário pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, trabalha como coordenador do Núcleo de Jornalismo do Canal Futura.  O início da carreira foi no programa Globo Ecologia, onde passou oito anos desbravando o Brasil e, por algumas vezes, o mundo  para fazer reportagens sobre meio ambiente.  Nesta fase descobriu sua vocação pelas temáticas ambientais. É membro da RBJA – Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais. Passou ainda pela Folha de S. Paulo, onde trabalhou como  fotógrafo-freelancer. Em 2009, dirigiu seu primeiro média-metragem: J. CARLOS – a figura da capa. O documentário retrata vida e obra do cartunista J. Carlos durante a primeira metade do Século XX.

Equipe UCSTV - Foto: Jonas Ramos.