Docência e inclusão digital: trabalho da UCS é premiado em Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem.

Desenvolvido pelas pesquisadoras Carla Beatris Valentini e Claudia Bisol, o objeto de aprendizagem (OA) "Incluir" foi premiado na 8ª Conferência Latino-americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, realizado na cidade de Valdívia, no Chile, entre os dias 21 e 25 de outubro. Entre quarenta competidores o trabalho da UCS, apresentado pela professora Carla Valentini (na foto, ao centro), ficou com a primeira colocação.

O objeto de aprendizagem é aberto ao acesso e começou a ser desenvolvido em 2010, no projeto Incluir: Educação, Tecnologia e Inclusão: a Contribuição de um Objeto de Aprendizagem para Formação Docente. Vinculado Programa de Pós-Graduação em Educação e ao NID Docência e Cultura Digital, o projeto tem o apoio da FAPERGS e CNPq e Objeto de Aprendizagem foi desenvolvido com a colaboração da Empresa Elri.

Durante a condução dos trabalhos – as pesquisadoras apresentaram o objeto a mais de 110 pessoas, entre professores de ensino médio e superior, acadêmicos de Licenciaturas e participantes de eventos científicos. O propósito do "Objeto Incluir" é desencadear um processo de reflexão sobre conceitos e a inserção de práticas inclusivas no ambiente educacional.

Navegando pelo endereço virtual, os usuários são guiados por campos que promovem uma reavaliação de práticas sociais. Pelo portal, os internautas circulam ainda por animações, gráficos e vídeos envolvendo quatro módulos: limites, diversidade, docência e surdez.

Para a professora Carla, que representou o grupo de pesquisa na 8ª Conferência Latino-americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, a premiação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na Universidade. "Essa conquista era um grande desejo que agora se tornou realidade. Dentre tantos objetos, de muitos países, fomos o grande vencedor", comemorou.

A Conferência reuniu pesquisadores com o objetivo de qualificar a educação a partir de objetos e tecnologias de aprendizagem. Além do concurso, o evento contou com apresentação de trabalhos científicos e oficinas.

O Projeto
INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: AVALIAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA QUALIFICAÇÃO DE DOCENTES - Coordenada pela professora Dra. Carla Beatris Valentini, com apoio financeiro do CNPq. Pesquisadora: Dra. Claudia Bisol.
Este projeto tem como objetivo avaliar o objeto de aprendizagem "Incluir" em seus aspectos técnicos e pedagógicos. Este objeto de aprendizagem (OA) foi construído visando: promover uma reflexão sobre a inclusão, contribuir para uma mudança na forma como os docentes percebem a diversidade e para a ressignificação da prática docente.

Objetos de aprendizagem são materiais educacionais projetados e construídos em pequenos conjuntos ou módulos, com o objetivo de maximizar as situações de aprendizagem onde podem ser utilizados. O OA "Incluir" está organizado em quatro módulos (Limites, Docência, Diversidade e Surdez), sendo que cada módulo foi estruturado em três níveis (mobilização, provocação e informação). Esta concepção objetiva movimentar o sistema de significação do aprendiz a partir de recursos hipermidiáticos, construindo uma proposta de desenvolvimento de objetos de aprendizagem que integra uma metodologia reflexiva e problematizadora, de base interacionista.

Espera-se que com esta avaliação seja possível: aprimorar o objeto de aprendizagem, verificar se o resultado é consistente com os objetivos iniciais (técnicos e pedagógicos), verificar a possibilidade de estender o uso do objeto a professores do ensino médio e consolidar o uso deste objeto enquanto recurso a ser disponibilizado aos professores em todo país.

Foto: Acervo Pessoal, Divulgação.