Educação de Jovens e Adultos: Universidade certifica professores da rede pública e privada.

Depois de dois anos de atividades do projeto "Ler e escrever o mundo: a EJA no contexto da educação contemporânea", a Universidade de Caxias do Sul certifica cerca de 90 professores da rede pública e privada que participaram dos cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos.

A cerimônia de certificação será nesta sexta-feira, 22 de novembro, às 19 horas, no auditório do Bloco J da Cidade Universitária.

O projeto "Ler e escrever o mundo: a EJA no contexto da educação contemporânea", foi realizado mediante convênio entre a UCS e o Ministério da Educação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste.

Desde setembro de 2011, quando se iniciou o projeto, cerca de 300 professores das redes de ensino dos municípios da região de abrangência da Universidade puderam aperfeiçoar sua formação em Educação de Jovens e Adultos através de cursos oferecidos pela Universidade. Foram realizados cursos de Extensão (quatro turmas), Aperfeiçoamento (uma turma) e Especialização (duas turmas), integralmente subsidiados com recursos do Governo Federal.

Capacitação e produção de material didático
A diretora do Centro de Filosofia e Educação e coordenadora do Projeto, professora Nilda Stecanela, explica que paralelamente aos cursos, foram produzidos vários materiais didáticos sobre os desafios e perspectivas da Educação de Jovens e Adultos. Também foi implementado um projeto de pesquisa sobre as dimensões históricas e culturais das políticas e das práticas de Educação de Jovens Adultos na Serra Gaúcha.

Durante o evento, o professor Sérgio Haddad, pesquisador do tema e consultor do Projeto, realizará a conferência "Perspectivas para a Educação de Jovens e Adultos no Século XXI". Também serão lançados quatro cadernos de EJA; 11 videoaulas; dois livros; e 104 Trabalhos de Conclusão de Curso com os resultados das pesquisas realizadas pelas turmas da Especialização com a supervisão da coordenadora do projeto. Esse material será encaminhado à comunidade acadêmica e escolar.