Antropologia Visual: acadêmicos apresentam a exposição fotográfica "Tecendo Olhares".

De 29 de novembro a 14 de dezembro, o público que circula pelo Bloco M da Cidade Universitária poderá conhecer os ensaios em narrativas visuais produzidos pelos acadêmicos da disciplina 'Antropologia Visual", ministrada pelo professor Cristiano Sobroza Monteira.

A exposição "Tecendo olhares - Ensaios em narrativas visuais" é o resultado dos trabalhos etnográficos realizados pelos alunos da disciplina de Antropologia Visual durante o segundo semestre de 2013 e se constitui em seis ensaios em narrativas visuais que dialogam sobre temas diversos na perspectiva da Antropologia.

Antropologia e Fotografia
O professor Cristiano explica que a experiência de adentrar a um grupo social e pensá-lo em sua especificidade permitiu aos alunos o desnudar de uma realidade, muitas vezes, preconcebida. "Da mesma forma que o estabelecimento de uma interação social com a alteridade possibilitou um rompimento com certos padrões de ver e agir. A relação entre o Antropologia e a Fotografia reside na capacidade que ambas têm de observar e narrar, sendo esse o objetivo do ensaio: narrar histórias a partir da articulação entre a escrita etnográfica e a imagem".

A foto desta página está na exposição "Tecendo Olhares" e integra o ensaio "Faces de um idoso: intrigas e questões".