PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: Avaliação Trienal da CAPES eleva conceito dos programas de Administração, Direito, Educação, Turismo e Materiais.

A CAPES anunciou nesta terça-feira, 10 de dezembro, os resultados da Avaliação Trienal 2013 (referente ao triênio 2010/2011/2012) dos 5.082 cursos de pós-graduação stricto sensu existentes no país. Todos os programas da UCS tiveram avaliações positivas e cinco deles elevaram o conceito dos seus cursos.

Mais uma vez, a Universidade de Caxias do Sul comemora os resultados obtidos pelos seus programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrados e Doutorados) na Avaliação Trienal da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão do Ministério da Educação, que responde pelo Sistema de Avaliação da Pós-Graduação no país.

Os programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição, que compreendem 14 cursos de mestrado e 4 de doutorado, receberam avaliações positivas e 5 deles avançaram um patamar no conceito de seus cursos nesta avaliação trienal. São eles:
Mestrado Acadêmico em Administração - Conceito 4.
Mestrado Acadêmico em Direito - Conceito 4.
Mestrado Acadêmico em Educação - Conceito 4.
Mestrado Acadêmico em Turismo - Conceito 4.
Mestrado Acadêmico em Engenharia e Ciência dos Materiais - Conceito 5.
Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais - Conceito 5.

Conheça todos os programas de pós-graduação stricto sensu da UCS

Veja planilha de notas de todos os cursos avaliados, divulgada pela CAPES nesta terça-feira.

Prioridade para a pesquisa e a pós-graduação
- "Estes resultados confirmam que acertamos quando decidimos, no início desta gestão, priorizar a pesquisa e a pós-graduação stricto sensu como a diretriz fundante do Planejamento Estratégico da Universidade de Caxias do Sul. Houve uma mobilização expressiva da comunidade acadêmica e os resultados estão aí, referendados nesta avaliação trienal da CAPES. Em oito anos, triplicamos o número de cursos de mestrado e doutorado, o que, sem dúvida, se deve à qualidade da pesquisa que se faz na Instituição e ao empenho dos professores pesquisadores na missão de abrir novos programas. No entanto, muito mais importante do que o crescimento do número de cursos e alunos, é o fato de que conseguimos elevar o conceito de todos os cursos que passaram por avaliações trienais da CAPES nestes oito anos", sintetiza o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professor José Carlos Köche.

"Os resultados desta avaliação trienal, sem dúvida, sinalizam que houve efetivamente uma qualificação no âmbito de todos os programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade". Ao analisar os dados gerais publicados pela CAPES, o pró-reitor ressalta que, dos 5.082 cursos avaliados neste triênio, 69% mantiveram o mesmo conceito, 8% tiveram seu conceito diminuído e somente 23% receberam um conceito mais elevado. E, compara: "a UCS ficou acima da média nacional. Dez dos nossos cursos, pelas regras da CAPES, podiam ter seus conceitos alterados nesta Avaliação e, seis avançaram um patamar com relação à avaliação anterior. Isso mostra que, no conjunto dos cursos avaliados, 60% tiveram ampliação do conceito e 40% mantiveram as avaliações positivas recebidas anteriormente".

O pró-reitor destaca ainda que houve um aumento significativo no número de bolsas de estudos para os mestrandos e doutorandos, provenientes dos órgãos públicos de fomento à pós-graduação (CAPES/PROSUP, FAPERGS e CNPq) e de taxas acadêmicas provenientes da CAPES; subsídios que são distribuídos de acordo com o desempenho dos candidatos no processo seletivo, conforme regulamentação em edital. "Isso permite à Universidade democratizar o acesso aos programas de pós-graduação stricto sensu e traduz o reconhecimento dos órgãos públicos à qualidade do serviço que a UCS realiza em prol da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica do nosso país", finaliza o pró-reitor.

Ao encerrar-se 2013, a UCS mantém 13 programas de pós-graduação Stricto Sensu que totalizam 14 cursos de mestrado e 4 cursos de doutorado, onde estão matriculados 439 alunos (351 mestrandos e 88 doutorandos), recebendo de órgãos públicos recursos que viabilizam o pagamento de 82 bolsas de estudo e de 92 taxas acadêmicas.

Matéria publicada em 10/12/13 e atualizada em 13/12/13.