Acadêmicos e Professoras da UCS se preparam para participar do Projeto Rondon

Os meses de janeiro e fevereiro costumam ser de férias para a maioria dos alunos. Para um grupo de oito acadêmicos e duas professoras da UCS, no entanto, o período será de atividades dobradas. Mas tudo isso por um bom motivo: do dia 25 de janeiro a 10 de fevereiro, eles participam do Projeto Rondon em Estreito, município do Maranhão que faz divisa com o estado do Tocantins. Por lá, eles devem realizar atividades que auxiliam no desenvolvimento da comunidade local, especialmente, em relação à qualidade de vida e à melhoria das condições ambientais.

Atualmente, os integrantes se reúnem periodicamente para definir o cronograma de viagem (foto) e também para programar as oficinas que serão dadas durante os dias em que permanecerem no Maranhão. Sob orientação das professoras Gisele Cemin, do Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia, do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, e da professora Vania Schneider, diretora do Instituto de Saneamento Ambiental, os acadêmicos trabalham na criação de projetos, a partir de temáticas relacionadas à graduação de cada um.

A proposta que será desenvolvida em Estreito, contempla o eixo temático “Meio Ambiente, Trabalho e Geração de Renda”. Além da UCS, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também estará representada no município, com estudantes que vão atuar em parceria com os acadêmicos da Serra.

“Vamos trabalhar com eixos temáticos diferentes, mas faremos reuniões em conjunto e desenvolveremos atividades em parceria”, explica a professora Gisele, que em outubro já visitou o município maranhense durante uma viagem precursora.

Oficinas que vão da Educação Ambiental a aulas de danças estão programadas para ocorrer em Estreito. Conforme a professora Vania Schneider, apesar de se ter um cronograma de atividades, a aplicação delas vai depender do contexto local. “Os primeiros dias serão de análise da comunidade e de planejamento de como serão as nossas ações por lá”, projeta.

A acadêmica de Educação Física, Greyce Kelly Pellin, de 23 anos, pretende levar à comunidade um pouco da cultura gaúcha. Durante o período de viagem, ela planeja desenvolver oficinas de danças típicas do Rio Grande do Sul. Conforme ela, a atividade vai possibilitar uma integração mais forte com os moradores locais.

Além de Greyce, participarão do projeto, pela UCS, os acadêmicos Phillipe Dummer (Ciências Biológicas), Franco Lorenzo Bossardi (Comércio Internacional), Nicolas Finckler (Engenharia Ambiental), Fabiano Sartori (Engenharia Civil), Ronaldo Bellenzier (Ciências Biológicas), Maiara Calgaro (Jornalismo) e Carla Rossi (Ciências Biológicas).

O Projeto Rondon

Com o objetivo de integração social, o projeto, promovido pelo Ministério da Defesa, envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O projeto foi criado em 1967, extinto em 1989 e reformulado em 2005.

Seleção para projeto de julho

A UCS está em processo de seleção dos alunos que desejam participar do Projeto Rondon no mês de julho, que terá como destino o município de Vertente do Lério, no Pernambuco. As inscrições devem ser feitas até 13 de fevereiro de 2014. Como requisitos para a inscrição, o aluno deve ter mais de 70% do curso de graduação concluído e ter disponibilidade para participar de reuniões e capacitações durante o período preparatório para a viagem. A inscrição deverá ser feita na Sala 205 do Bloco V, na secretaria do Instituto de Saneamento Ambiental. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3218-2100, ramal 2507.

Atualizada em 22 de janeiro de 2014