UCS 47 anos: foco na excelência acadêmica

A Universidade de Caxias do Sul comemora, neste dia 10 de fevereiro, 47 anos de atividades. Resultado do esforço da comunidade da Serra Gaúcha, a UCS se consolida como a maior infraestrutura acadêmica da região e como uma instituição que renova sua missão de promover o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Às vésperas de quase meio século de existência, a UCS celebra o reconhecimento pelo Governo Federal de um novo modelo de entidade de educação: as Instituições de Ensino Superior Comunitárias. Com a sua normatização, nasce o perfil da Universidade pública não estatal.

Conforme o reitor Isidoro Zorzi, esse novo status jurídico possibilitará a obtenção de recursos orçamentários em editais reservados, até então, às instituições estatais. "Isso se reverterá em qualidade para as nossas ações", explica. O novo regramento vai permitir a ampliação de convênios com o governo.

Nos seus 47 anos, a UCS se destaca ainda pelos resultados obtidos com os avanços no ensino, na pesquisa e nos serviços tecnológicos.

Nos últimos oito anos, a UCS triplicou o número de cursos de formação avançada. Hoje, conta com 13 Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, que compreendem 14 cursos de mestrado e quatro cursos de doutorado.

Esses avanços resultam, em grande parte, da reestruturação da pesquisa institucional. A UCS conta com mais de 200 pesquisadores, reunidos em 18 Núcleos de Pesquisa e 19 Núcleos de Inovação e Desenvolvimento. Por meio dessa organização, o foco se projeta para setores estratégicos da pesquisa, garantindo uma adequação mais efetiva das investigações científicas em relação às propostas dos programas de mestrado e doutorado e às necessidades da região e da sociedade em geral.

Além disso, a articulação dos pesquisadores em núcleos fomentou a criação de novos cursos, o que foi acompanhado pelo aumento da qualidade. Na última avaliação da Capes, todos os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu obtiveram conceitos positivos.

Na formação Lato Sensu, a Universidade apresenta 70 cursos, entre especializações e MBAs, nos diversos campos do conhecimento. Destaque para as áreas de gestão, saúde, tecnologia e para as parcerias desenvolvidas com o mercado, que possibilitam a criação de cursos In Company, a partir de necessidades específicas dos setores produtivos.

Na graduação, houve um aumento do número de cursos: a UCS mantém hoje 84 cursos, com 94 habilitações e 223 opções de ingresso.

Na última Avaliação Externa Institucional do Ministério da Educação realizada in loco, no início de agosto do ano passado, a UCS recebeu conceito 4 e apresentou um bom perfil de qualidade, superior aos referenciais estabelecidos pelo MEC para o credenciamento das universidades. Entre os quesitos analisados, a Universidade obteve ótimo desempenho nos aspectos relacionados a políticas de ensino, pesquisa e extensão, infraestrutura e responsabilidade social.

No campo dos serviços, da extensão e da inovação, a UCS abriu novas frentes de atuação para o desenvolvimento científico e tecnológico, na direção da formalização dos Parques Científicos e Tecnológicos da Serra e do Vale do Caí – TECNOUCS.

Conhecimento que busca soluções
Do Ensino Médio ao Doutorado, a Universidade possibilita uma formação completa aos seus alunos. A história de Eduardo Thomazi, de 37 anos, exemplifica essa gama de possibilidades que a UCS oferece. Prestes a apresentar a dissertação no Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica, ele se formou em Automação Industrial pela Instituição em 2003.

Atualmente, trabalha em um estudo que busca aplicar o processo de moldagem por injeção – que é comum na indústria do plástico – na obtenção de peças em cerâmicas.

A paixão por desenvolver projetos de moldes sempre o atraiu. Na graduação na UCS, Eduardo potencializou os conhecimentos técnicos na área. Em 2007, ele resolveu abrir um empreendimento que atende a indústria ferramenteira e desenvolve produtos para as áreas automotiva, rodoviária, agrícola, de brinquedos e utilidades domésticas.

Em 2011, Eduardo avançou mais uma vez e se inscreveu para a primeira turma do Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica: obteve a vaga e iniciou a pesquisa. "Há muito tempo buscava uma nova área para desenvolver projetos, até que surgiu a possibilidade de investir em moldes para a injeção de cerâmicas avançadas".

Os interesses de Eduardo coincidiram com os da Universidade. Enquanto, ele procurava um espaço para desenvolver um projeto de pesquisa, a UCS ampliava a oferta de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu. O fortalecimento de cursos de formação avançada compactua com as necessidades de desenvolvimento regional, na busca por processos de inovação, em diferentes setores.

Para Eduardo, o mestrado possibilitará a expansão do empreendimento, que vai passar a focar na área de engenharia, com atenção para setores como eletrônica, geração de energia, armazenamento, saúde, segurança, entre outros. "Seria uma espécie de upgrade dos serviços prestados. Passaria a atuar em um ramo superior e, de certa forma, fugir da grande concorrência que existe hoje", projeta.

Fotos: Daniela Schiavo