UCS é polo regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Lançamento acontece nesta segunda-feira (10) durante a aula de início de semestre do curso de Pedagogia.

A Universidade de Caxias do Sul, a convite da Universidade Federal de Santa Maria, torna-se, a partir da próxima segunda-feira, dia 10 de março, o polo regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa do Ministério de Educação em parceria com os estados e os municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade ao final do 3° ano do Ensino Fundamental.

O lançamento oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Polo Caxias do Sul realiza-se às 19h30min, no UCS Teatro, na Cidade Universitária, com a abertura dos trabalhos de formação de professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. Esse evento integra a programação da aula de início de semestre do curso de Pedagogia. As professoras Helenise Sangoi Antunes, coordenadora geral do Pacto Nacional na Universidade Federal de Santa Maria e Liane Teresinha Wendling Roos, coordenadora adjunta, palestram sobre "Letramento e Numeramento: desafios e possibilidades".

Neste ano, o município de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Educação, passa a ser Polo das Formações do PNAIC, graças à parceria entre a UCS e a Universidade Federal de Santa Maria, instituição responsável pela formação continuada de orientadores de estudos da região. Caxias do Sul irá trabalhar com 135 orientadores de estudos de 80 municípios do Rio Grande do Sul.

Segundo a professora Andréia Morés, coordenadora do curso de Pedagogia e integrante da equipe de apoio do PNAIC – Polo Caxias do Sul, "o pacto oportuniza momentos significativos de estudo, investigação e ressignificação da prática docente dos professores alfabetizadores, proporcionando maior aproximação da formação acadêmica com as redes de ensino."

Pacto Nacional
Para alcançar o objetivo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade ao final do 3° ano do Ensino Fundamental, são realizadas ações que compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério de Educação, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.