Formação Internacional: Engenheira de Materiais Márcia Freislebem acumula quatro diplomas e uma sólida aprendizagem.

A farroupilhense Márcia Freislebem tem vários motivos para comemorar. Após completar os requisitos da Formação Internacional em Materiais da UCS, ela exibe quatro diplomas: Márcia é engenheira e mestra pela UCS e "bachelor" e "ingénieur" pela EEIGM - Escola Européia de Engenheiros em Ciência de Materiais, uma renomada instituição européia que forma profissionais da área de Materiais.

A Formação Internacional em Materiais da UCS inclui disciplinas técnicas, cursos de idiomas e estágios industriais ou científicos, em nível de graduação e mestrado, realizados presencialmente tanto em Caxias do Sul quanto na bela cidade francesa de Nancy, sede da EEIGM. A formação oferece ajuda financeira para a viagem e estadia na França por meio do programa BRAFITEC da CAPES (órgão do Ministério da Educação).

Além dos diplomas, Márcia comemora, principalmente, o sólido aprendizado e a rica experiência de vida adquiridos na sua estada em Nancy. "Foi uma oportunidade de aprender muito, ser pró-ativa e independente", diz Márcia, que começou a trabalhar na JOST como analista de desenvolvimento de fornecedores na mesma semana da conclusão da formação. "Mais do que isso, a experiência pessoal não tem preço: conheci pessoas, lugares, culturas e diversos estilos de vida", completa a mestra em Materiais.

Márcia é a primeira aluna da UCS que conclui a Formação Internacional em Materiais, mas a experiência internacional e a múltipla diplomação são possibilidades para qualquer estudante do curso de Engenharia de Materiais da UCS.

Que a comemoração da Márcia se estenda às empresas de Caxias do Sul, pela formação de profissionais altamente qualificados na região.

Redação: Verónica Savignano - Fotos: Acervo pessoal.