Empreendedorismo marca iniciativas de acadêmicos de Ciência da Computação.

O espírito empreendedor ronda as atividades de muitos acadêmicos da UCS, que usam os conhecimentos e competências desenvolvidas em seus cursos para elaborarem produtos tecnológicos. Exemplo recente é dos alunos do curso de Ciência da Computação Lucas Bauer Bento (23 anos, do sexto semestre) e Fabiano do Amarante de Moraes (20 anos, do terceiro semestre) que, juntamente com o amigo Matheus Soares (19 anos), desenvolveram o aplicativo MoveApp que mantém os usuários informados a respeito dos eventos que acontecem em Caxias do Sul e região.

Lucas explica que a ideia inicial foi sugerida por Matheus: "era algo mais simples do que realmente está hoje. Da ideia inicial, usamos nosso conhecimento na área e desenvolvemos outras ideias, tanto é que surgiu como um App para ser uma agenda de festas. Hoje é uma plataforma dinâmica de eventos, podendo abordar qualquer área". Esses eventos abrangem a vida noturna, com baladas, shows, pubs em geral, eventos culturais como teatro, lazer e música. É possível acessar o aplicativo – que é gratuito – pela web ou baixar o aplicativo para smartphones, que está disponível para Android e em breve para IOS.

Para o diretor do Centro de Computação e Tecnologia da Informação, professor Marcos Eduardo Casa, "esta iniciativa dos alunos e outras tantas iniciativas de sucesso demonstram que a carreira da área de Tecnologia da Informação está em alta. O curso de Bacharelado em Ciência da Computação forma profissionais capazes de projetar e implementar sistemas de computação aplicados aos mais diversos domínios do conhecimento. Esta formação permite que os egressos do curso atuem nas mais diversas áreas que produzem ou aplicam Tecnologias da Informação".

A professora Simone Mendes Paiva, coordenadora do curso, acrescenta que "uma forte característica da área, que atualmente está com grande déficit de profissionais no mercado, é a possibilidade de empreender seu próprio negócio. O curso de Computação possui no seu currículo a formação na área de Empreendedorismo em TI – Tecnologia da Informação, o que auxilia os alunos na viabilização, implementação, divulgação e comercialização de produtos ou aplicativos. Alguns destes produtos são desenvolvidos pelos graduandos em Computação antes mesmo de concluírem seus cursos." Como é o caso do Lucas e do Fabiano.

Lucas comemora a aceitação do aplicativo desenvolvido: "nossos usuários aumentam cada vez mais, ainda mais agora que fechamos uma parceria com a Casa Municipal da Cultura e o Festival Brasileiro de Música de Rua. E estamos buscando outras parcerias na área cultural". No início de abril, os alunos abordaram sobre o aplicativo no programa Rede de Olhares, da UCS TV.

Na área da Informática, a UCS mantém os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnologia), Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais, que são ofertados no Vestibular de Inverno de 2014. As inscrições estão abertas até o dia 20 de maio.

Programa de Empreendedorismo
O termo "empreender" é colocado em prática na UCS. O empreendedorismo, um dos principais promotores do desenvolvimento econômico e social de um país, apresenta como característica básica o espírito criativo e pesquisador. É com esse sentido que, os alunos da UCS passam a ter, em seu currículo, a disciplina de Empreendedorismo. Por meio dela, muitos acadêmicos poderão encontrar novos caminhos e soluções para o desenvolvimento de uma futura atuação profissional. É no contexto acadêmico que o aluno pode se dar conta de suas competências, com o interesse de desenvolver as habilidades empreendedoras ou intraempreendedoras – que dizem respeito àquela pessoa que tem competência de líder, mas que não deseja sair do ambiente organizacional onde está inserido.