Laboratório de Prototipagem Rápida realiza curso como apoio para a área médica.

O Laboratório de Prototipagem Rápida da UCS em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - Divisão de Tecnologias Tridimensionais, de Campinas (SP), realizam nos dias 15 e 16 de maio, na Cidade Universitária (Bloco D) um curso sobre a aplicação das tecnologias de prototipagem rápida como apoio para a área médica.

O curso abordará temas como a captura e tratamento de imagens obtidas de sistemas de tomografia e ressonância magnética, visando a sua prototipagem para apoio a cirurgias e próteses buco-maxilo-facial e cranianas.

Segundo o professor Carlos Alberto Costa, do Laboratório de Prototipagem Rápida, "irão participar do curso, além de professores, pesquisadores e técnicos da UCS, profissionais da área médica do Hospital Pompéia de Caxias do Sul, hospital de referência para trauma e alta complexidade em neurocirurgia da região."

Com início às 9 horas, o curso será ministrado pelos pesquisadores Marcelo Fernandes de Oliveira e Paulo Henrique Junqueira Amorim, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.

A Divisão de Tecnologias Tridimensionais (DT3D), parceira da UCS nesta atividade, existe deste 1997 e se dedica à pesquisa, desenvolvimento e aplicações destas tecnologias em diversas áreas do conhecimento, apoiando a indústria, a área medica e projetos de pesquisa internos e em parceria com várias universidades. A Divisão integra o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que atua na pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação.

O Laboratório de Prototipagem Rápida
O Laboratório de Prototipagem Rápida é ligado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e presta serviços para empresas da região e do Brasil, nos setores metalomecânico, de construção civil, da saúde e eletroeletrônico, entre outros. Além disso é também utilizado como Laboratório de ensino e pesquisa. O Laboratório utiliza uma máquina de impressão 3D, com tecnologia Polyjet Modelo Eden 350V, e pode confeccionar protótipos de peças num curto espaço de tempo, a partir do arquivo eletrônico 3D da peça a ser produzida.

Foto: Daniela Schiavo.