Alunos de Educação Física e Fisioterapia realizam estudo com atletas de ginástica em competição nacional.

O município de Bento Gonçalves sedia nesta semana o Troféu Brasil e a I Etapa Caixa de Ginástica Artística e Rítmica. A competição ocorre até domingo, dia 25 de maio, no ginásio do Sest Senat e reunirá atletas de vários clubes brasileiros. Um grupo de oito alunos dos cursos de Educação Física e de Fisioterapia da UCS, coordenados pela professora Natalia Batista Albuquerque Goulart, aproveita o evento para realizar um estudo científico, por meio da aplicação de questionários sobre o histórico de lesões de atletas de Ginástica Rítmica e Ginástica Artística.

O projeto de pesquisa "Avaliação Epidemiológica de Lesões em Atletas de Ginástica Rítmica e Ginástica Artística" é uma continuidade do projeto de mestrado da professora, realizado na UFRGS. "O principal objetivo desta pesquisa é obter informações referente ao histórico de lesões de atletas que competem em nível nacional e internacional nas categorias juvenil e adulto para identificarmos as causas dessas lesões (traumas, execuções erradas, estresse, cansaço, entre outras) e tentarmos identificar se existe relação entre as mudanças nos códigos de pontuação ao longo dos anos com as lesões ocorridas. A cada ciclo olímpico (de quatro em quatro anos), os códigos de pontuação das duas modalidades mudam, alterando os valores de certos exercícios e a estrutura dos aparelhos", explica Natalia.

Durante a permanência dos competidores no Rio Grande do Sul, os alunos aplicam questionários aos esportistas das duas modalidades. O trabalho começou na quarta-feira, já na chegada dos atletas, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. "A realização da competição na cidade de Bento Gonçalves é uma ótima oportunidade para aplicarmos esse questionário com os principais atletas brasileiros", observa a professora Natalia, que na UCS ministra as disciplinas Ginástica Geral e Ginástica em Academia.

A pesquisa é realizada em parceria entre a UCS, a UFRGS e a Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul. Os oito acadêmicos que atuam nesta primeira etapa da pesquisa receberão um certificado de pesquisadores voluntários, que contará como horas complementares em seus currículos. "Posteriormente, a pesquisa entrará em uma segunda etapa que consistirá na organização e análise dos dados, bem como na redação de artigos e trabalhos científicos que serão apresentados pelos alunos em eventos científicos que estão previstos para este ano e para 2015", salienta a professora.

Os seguintes alunos da UCS participam da aplicação dos questionários: Tainá Gientorski (Fisioterapia); Morgana Lunardi (Educação Física); Karla Silveira (Educação Física); Jennifer Faraon Waltrick (Educação Física); Nathan Barros (Educação Física); Leandro Garcias (Fisioterapia/Educação Física); Fabiane Carraro (Educação Física); Annelise Link (Educação Física)

Foto: Natalia Batista Albuquerque Goulart