UCS inicia, em Osório, no Litoral Norte, a terceira edição do Projeto Lagoas Costeiras.

Projeto será lançado no dia 4 de junho, no Espaço Cultural Conceição, no município de Osório.

A Universidade de Caxias do Sul, com o patrocínio da Petrobras, iniciou, neste mês de maio, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, do COREDE Litoral Norte e da Prefeitura Municipal de Osório, as atividades da terceira edição do Projeto Lagoas Costeiras - LaCos 3, no município de Osório, situado na microrregião do litoral setentrional do Rio Grande do Sul, no Litoral Norte do Estado.

O Projeto LaCos 3 será desenvolvido com os recursos aportados pela Petrobras. São cerca de R$ 2 milhões que viabilizarão, inclusive, os produtos finais do projeto: um Atlas Socioambiental; um Caderno de Atividades Ambientais; e materiais didáticos como pôsteres, cartilhas e material audiovisual de cunho didático sobre os ecossistemas do Litoral Norte, para serem utilizados nas salas de aula e nos meios de comunicação do município.

O projeto será lançado no dia 4 de junho, quarta-feira, às 16 horas, no Espaço Cultural Conceição, em Osório, quando será assinada a parceria entre Fundação Universidade de Caxias do Sul e Prefeitura Municipal de Osório.

O evento contará com a presença de representantes da UCS, pesquisadores, gestores da Petrobras, gestores municipais, representantes do COREDE Litoral Norte e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.

As atividades do LaCos 3 serão desenvolvidas durante dois anos e irão beneficiar 4,1 mil habitantes e indiretamente os 41 mil moradores daquele município. A exemplo das edições anteriores realizadas em Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar e em Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul, o Projeto LaCos 3 tem a coordenação dos professores Alois Eduard Schäfer e Rosane Lanzer, do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas da UCS e conta com uma equipe de dez pessoas, entre professores, técnicos e estudantes de graduação e de pós-graduação.

O professor Schäfer explica que as ações a serem desenvolvidas em Osório irão diagnosticar a situação dos recursos hídricos daquela microrregião. Esse material irá servir de base para a criação e socialização de ferramentas voltadas para promover a sensibilização e valorização dos ecossistemas costeiros, disseminando o conhecimento sobre suas características e fragilidades. "Os estudos incluem a caracterização ecológica de lagoas e de seu uso, a qualidade da água subterrânea e de poços domiciliares, o mapeamento do uso e ocupação do solo e a caracterização do uso turístico real e potencial".