Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha tem inscrições até 14 de julho.

Com o objetivo de propiciar um fórum de discussão e atualização que contribua para a formação continuada de professores e para a qualificação da educação básica, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e o projeto Engenheiro do Futuro realizam, no dia 22 de julho, na Cidade Universitária, o 3º Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha. A atividade destina-se aos professores em exercício e acadêmicos das licenciaturas das áreas de Ciências, Física, Química, Biologia e Matemática.

A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 14 de julho. A organização é dos professores do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - Valquíria Villas Boas Gomes Missell, José Arthur Martins e Odilon Giovannini - e da Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) - Cleudete Hermínia Piccoli e Sônia Ferronatto.

A recepção aos participantes do Simpósio será feita às 8 horas, no saguão do Bloco V e, a partir das 9 horas, iniciam-se as oficinas no Museu de Ciências Naturais e nos Blocos G e V. A partir das 13 horas, no auditório do Bloco J, realiza-se a palestra "Tecnologia na educação: tendências, desafios e caminhos", com o professor Dr. Cesar Augusto Amaral Nunes, diretor da Oort Tecnologia e assessor na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Às 15h45min haverá uma sessão de pôsteres no Bloco J. Os interessados em apresentar seus trabalhos nessa sessão devem enviar o resumo do trabalho para o e-mail ppgecima@gmail.com, até 12 de julho.

Oficinas
Astronomia.
Investigando a qualidade da água através de experimentos com materiais alternativos.
Modelando funções: uma prática interdisciplinar.
Conhecer para preservar: o UCS Aquarium como ferramenta para a preservação dos ecossistemas de água doce.
A função de primeiro grau e a conta de energia elétrica.
Questões operatórias e não transcritórias no ensino e na aprendizagem de química.
Aprendendo ciências através de circuitos de aprendizagem.
Física Quântica: Por que não vivemos mais sem ela?
O uso didático de jogos de RPG Role Playing Games na Biologia.
Experimentos de demonstração em física para o Ensino Fundamental e Médio com o uso de aplicativos, tablet e smartphones.
Funções trigonométricas na modelagem de fenômenos cíclicos.
Densidade de sólidos e líquidos.
Atividade interativa de saltos quânticos.
Um modelo do olho humano e sua exploração com viés interdisciplinar.