TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Administração: interação entre egressos e acadêmicos ensina como empreender com sucesso.

Inovação, atendimento de qualidade e tecnologia foram três dos fatores críticos de sucesso citados pelos jovens empreendedores que falaram aos acadêmicos do curso de Administração, na segunda-feira, dia 23 de junho, durante o painel "Administrando Serviços".

Diogo Fernando Boff, técnico de Informática pelo CETEC e acadêmico dos cursos de Engenharia de Produção e de Tecnologia em Negócios Imobiliários, abriu o painel apresentando o caso da Cartório Postal, franquia Caxias do Sul, da qual é o diretor. Boff compartilhou com os alunos a etapa de pesquisa e planejamento realizada por ele e uma sócia até decidir sobre qual franquia abrir, deixando de ser funcionário de um grande grupo empresarial de Caxias do Sul para ser dono do seu próprio negócio aos 30 anos. Segundo o jovem empresário, "é necessário ter os pés no chão, realizar um planejamento econômico e de mercado para fazer frente às dificuldades e desafios do novo negócio, especialmente durante o primeiro ano". A franquia, inaugurada há 10 meses, é uma das 300 espalhadas em todo o Brasil, prestando serviços de intermediação cartorária e obtenção de documentos públicos.

O planejamento também foi citado pelo sócio-proprietário da Nova Marcenaria Brasileira, Eron Francisco Rodrigues, de 32 anos. Egresso do curso de Administração da UCS, Rodrigues destaca que o planejamento estratégico realizado como tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso possibilitou que a empresa, hoje com quatro anos, repensasse suas estratégias, passando de dois para treze funcionários, conciliando a tecnologia de ponta na produção do móvel à personalização de serviços que a marcenaria pode oferecer aos clientes. Para o empreendedor, "não basta apenas ter um produto de qualidade, é necessário entender as necessidades e desejos dos clientes, firmar parcerias com profissionais sérios e trabalhar duro com toda a equipe". Esses são alguns dos aspectos que possibilitaram que a empresa atue hoje em mercados como Rio de Janeiro e São Paulo, onde a qualidade do serviço de marcenaria é muito valorizada. Além disso, a parceria com o escritório de design Indio da Costa A.U.D.T (um dos maiores escritórios de design brasileiros)levou a empresa a ser fabricante exclusiva da linha Carrapixo, e ainda da linha Quintal, lançada no Salão Casa Brasil 2013, ambas integrando o portfólio de mobiliário assinado, outro segmento de atuação da empresa.

Maicon Triches, diretor comercial da Raidbr Soluções em Informática, especializada em prover soluções para proteção e segurança das informações das empresas, encerrou o painel. Técnico de Informática formado pelo CETEC e egresso do Curso de Administração da UCS, o jovem empresário de 31 anos, fundou a empresa com mais dois sócios há 12 anos. "Na época, com 19 anos eu queria fazer algo diferente", conta Triches que falou sobre as tendências e desafios que a tecnologia nos apresenta. Com uma equipe de 30 colaboradores e com mais de 300 clientes em dez dos estados brasileiros, Triches citou a capacidade de aprender e de se reinventar como fatores determinantes para o sucesso. "Ao criar um negócio, temos um sonho, mas a trajetória nos faz acumular erros e acertos, o empreendedor precisa se reinventar a cada desafio". E foi isso que aconteceu com a Raidbr que hoje é parceira de grandes empresas mundiais, como as americanas Microsoft, Citrix e Acronis, a russa Kaspersky Lab. e a Indiana Cyberoam.

Para as professoras de "Administração de Serviços" e "Processos Organizacionais", Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli e Susana Neumann, organizadoras do Painel, este tipo de atividade proporciona aos alunos a possibilidade de relacionar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula com as atividades práticas de gestão, "o que contribui significativamente para a sua formação, por isso é uma satisfação receber nossos egressos para falar aos nossos alunos sobre as suas práticas como gestores ou executivos, compartilhando conosco suas dificuldades, êxitos e desafios", destaca Pizzoli.

Para o coordenador do curso, prof. Marco Aurelio Bertolazzi, numa região como a nossa em que o pólo metalmecânico é tão representativo é importante ainda que os alunos possam visualizar que há oportunidades nas mais variadas áreas e segmentos e que os serviços representam sim um diferencial, desde que se desenvolvam as competências necessárias para eles. Segundo o coordenador "o curso de Administração abre um leque de possibilidades de atuação profissional e quanto mais o aluno puder enxergar isso, melhor será o resultado que obterá na sua trajetória acadêmica, por isso encontros desta natureza, integrando alunos e empresários - egressos dos cursos da UCS, são tão valorosos".

Na foto à direita, as professoras Maria de Fátima e Susana e os profissionais que levam a marca da UCS em seus currículos.