Universidade da Terceira Idade: nova gestão busca sua qualificação e regionalização.

"Queremos qualificar a Universidade da Terceira Idade e regionalizá-la". O novo coordenador da UNTI, professor Delcio Antônio Agliardi, fala sobre suas ideias sobre a Pedagogia Social, sobre o papel de educador e sobre como planeja implantar uma gestão inovadora na Universidade da Terceira Idade.

Não é exagero afirmar que a educação é o seu projeto de vida e todos que com ele convivem destacam sua calma no falar e seu jeito brincalhão que é também um jeito bem próprio de agregar as pessoas à sua volta. Estudioso, sempre conciliou trabalho e estudo, atividades que se confundem no dia a dia corrido. Gosta de poesia e arrisca em verso e prosa, no entanto, seu tempo tem sido totalmente dedicado à Universidade, onde se divide em múltiplos papéis: professor, aluno, pesquisador, orientador e gestor.

Ele estudou filosofia na UCS (1989) e atualmente faz doutorado em Letras, onde estuda a política de formação de leitores na educação básica contemporânea e a competência leitora de pessoas jovens e adultas. Da graduação ao doutorado, o professor Delcio percorreu uma trajetória profissional e acadêmica com um viés marcadamente social. Com mestrado em Educação pela UFRGS, onde pesquisou as histórias de vida de adolescentes com privação da liberdade (2007) e uma especialização em Direito, com ênfase em infância e juventude, ele integra o corpo docente do Centro de Filosofia e Educação, é pesquisador do Observatório da Educação da UCS, coordena uma especialização em Pedagogia Social e participa do Projeto "Ler e escrever o mundo: a educação de jovens e adultos no contexto da educação contemporânea", realizado a partir de convênio firmado entre a UCS e o Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul e as secretarias de Educação da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste do RS.

Recentemente, assumiu três novos desafios : a coordenação pedagógica do Programa Regional de Ação Conjunta entre a UCS e os municípios da sua região de abrangência (PRAC) e do programa extensionista na área de ensino de LIBRAS, e a coordenação geral do Programa da Universidade da Terceira Idade.

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Em entrevista à equipe do site da UCS, ele expõe suas ideias sobre o papel do educador, seus planos quanto aos novos desafios e já adianta algumas das mudanças que deseja implementar. 

A educação é uma missão na sua vida? 
Escolhi conscientemente ser um profissional da educação e esta escolha tem muitas repercussões pessoais e profissionais. Implica num projeto de vida que se confunde com os próprios percursos profissionais. Observamos que, ao longo da história da humanidade, a formação humana e profissional sempre estiveram presentes, de modos e maneiras diferentes. Gosto da ideia do pensador Werner Jaeger, ou seja, que a educação é uma função tão natural e universal da comunidade humana, que leva um tempo para atingir a plena consciência daqueles que a recebem e praticam e, por isso, se funde com a cultura de um povo.

Como você avalia o papel do educador? Que desafios a contemporaneidade apresenta?
O papel do educador passou por muitas transformações ao longo da história da educação. Atualmente, ele deve estar atento às grandes mudanças que a sociedade, globalizada e mundializada, vive. Torna-se necessário compreender que, de acordo com a legislação federal brasileira, a educação abrange todos os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência, no trabalho, nas instituições e movimentos sociais, nas organizações da sociedade e nas manifestações culturais. Por isso, é preciso valorizar os saberes escolares, sem perder de vista os demais saberes construídos historicamente. Todas as sociedades foram capazes de construir conhecimentos para dar conta da vida e com a sociedade contemporânea não será diferente.

Você é um defensor da cultura da paz e tem atuação em temas importantes como educação de jovens e adultos e direitos das crianças e dos adolescentes, sendo também um entusiasta da Pedagogia Social. Explique-nos o que significa ser um pedagogo social?
Historicamente a Pedagogia Social sempre existiu. O que há de novo são as construções teórico-metodológicas no âmbito da observação, análise e interpretação no interior dos processos educativos e formativos das pessoas. Isto significa que a Pedagogia Social, como ciência geral da educação, fundamenta a ação educativa orientada especialmente para a educação social e para o bem-estar social integral das pessoas, grupos sociais ou comunidades, numa perspectiva de educação permanente e ao longo da vida.

A coordenação do programa da Universidade da Terceira Idade é seu mais recente desafio. Que inovações você pretende introduzir nessa área?
O trabalho de coordenação pedagógica do Programa Regional de Ação Conjunta Universidade Municípios (PRAC), do Programa de Libras e a Universidade da Terceira Idade, que assumi no início de 2014, é que indicou este caminho. Penso que as diretrizes, objetivos e metas do Plano de Gestão serão os instrumentos que orientarão os percursos para a UNTI. Neste caso, a inovação será um processo e não um resultado em si. Temos um projeto pedagógico muito consistente e que dialoga, nacional e internacionalmente, com os fundamentos e as concepções modernas de educação permanente e ao longo da vida. Queremos qualificar a UNTI e regionalizá-la, para estarmos mais presentes nos municípios e comunidades abrangidas pela UCS. No entanto, isso só será possível se priorizarmos a valorização de todos os que fazem parte desse programa: alunos, professores e equipe de gestão.

Quantos alunos estão matriculados na UNTI e qual é o perfil médio do nosso aluno?
São quase mil alunos matriculados em mais de 50 atividades nas áreas de saúde, movimento e lazer; atualização e aquisição de novos conhecimentos; línguas estrangeiras e arte e cultura. O perfil dos nossos alunos, adultos ou idosos, é marcado pela heterogeneidade, isto é, as idades variam de 50 a 90 anos, são homens e mulheres de diversos níveis de escolaridade, do ensino fundamental ao ensino superior, moradores de inúmeras comunidades, porém, com interesses comuns: atualizar e desenvolver conhecimentos numa sociedade em mudança.

O crescimento da população idosa demanda novas ofertas de atividades a esse público. A Universidade de Caxias do Sul está preparada para atendê-lo?
Com certeza. Temos um grupo de professores atualizado e competente nas áreas de conhecimento em que atuamos. A infraestrutura da UCS é totalmente favorável ao ensino, à pesquisa e à extensão de forma articulada e o projeto pedagógico, elaborado ainda em 2005, nos dá o suporte necessário para a mediação entre os saberes experienciais dos nossos alunos e os saberes historicamente sistematizados.

Como está sendo feita a formação continuada dos professores que atuam na Universidade da Terceira Idade?
A formação continuada de nossos professores está sendo feita através do programa de formação de professores da UCS, reuniões formativas e com ênfase na Pedagogia Social. É um trabalho marcado pela fundamentação teórica, o que possibilita a revisão e atualização das práticas pedagógicas.

Nas fotos de Claudia Velho, o professor Delcio com os alunos da Universidade da Terceira Idade.