GESTÃO ACADÊMICA - Diretores de Centros e coordenadores de cursos de Graduação tomam posse.

Diretores e coordenadores assumem cargos interinamente, conforme Resolução do Conselho Universitário de 22 de julho. Comissão de Trabalho já foi incumbida pelo Consuni de revisar o Estatuto e Regimento da Universidade, documentos que, entre outras finalidades, estabelecem as regras e os critérios para o processo de escolha aos cargos de gestão acadêmica.

A Reitoria reuniu os gestores acadêmicos da Universidade - diretores de Centro, coordenadores de cursos de Graduação e coordenadores do Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu - para uma reunião de trabalho de início de atividades do período letivo 2014/4, que formalmente se inicia na segunda-feira, dia 4 de agosto. O encontro teve como finalidade compartilhar com a comunidade universitária alguns pontos importantes deste três primeiros meses desta gestão.

O encontro, conduzido pelo reitor Evaldo Kuiava e pelos professores Marcelo Rossato, pró-reitor Acadêmico, José Carlos Köche, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Odacir Deonisio Graciolli, pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Gelson Leonardo Rech, chefe de Gabinete, e Cesar Augusto Bernardi, diretor Administrativo e Financeiro, teve também a participação de representantes da ADUCS, do DCE e da FUCS.

"Sabemos que está nascendo uma nova sociedade, onde o real e o virtual se entrelaçam. Precisamos tentar compreender esse mundo, um mundo que está sendo construído, que não está pronto, que é necessário construir. Que sociedade queremos? O que precisa ser feito? Que papel as universidades assumem nesse mundo? Que tipo de professor é necessário? Que professores somos nós? Precisamos conhecer as novas tendências sociais e educacionais, os novos processos, as novas relações. As mudanças estão acontecendo em todos os campos. Há novas exigências e não há um modelo pronto. É preciso criar serviços inteligentes. É preciso pesquisar, buscar e inventar novos caminhos. A utopia passa a ser um horizonte. A utopia é necessária para criar novos caminhos, novas formas de ensinar, novos cursos, novas estratégias de relacionamento com a sociedade, novas formas de transferir conhecimento, de criar cultura, de fazer a internacionalização da Universidade e atuar cooperativamente com instituições dos cinco continentes. Precisamos buscar um jeito novo de fazer as coisas para obter resultados melhores. Estamos propondo para os próximos anos dar uma guinada na nossa Instituição, resgatando a cultura de pertença, preservando e valorizando o elemento humano e transformando as dificuldades em oportunidades" - Trechos da fala do reitor Evaldo Kuiava, dirigindo-se aos novos gestores.

Em sua fala de abertura, o reitor Evaldo Kuiava pontuou os principais desafios da atual gestão na busca da excelência institucional. "A formação de professores é essencial e essa é uma das preocupações de universidades no mundo todo. Precisamos criar uma sinergia, um clima de trabalho que possibilite ao professor, no seu dia a dia, aperfeiçoar suas metodologias de trabalho, com liderança e ética, preparado para lidar com a evolução do conhecimento e da tecnologia e com a diversidade presente no ambiente acadêmico.

Com foco na construção de uma universidade de excelência
Além da apresentação das três diretrizes institucionais que orientarão objetivos e ações do Plano de Gestão - Excelência, Inovação e Desenvolvimento; Inserção Social nos Contextos Nacional e Internacional; e Sustentabilidade Institucional - o reitor também apresentou os objetivos estratégicos relacionados a cada diretriz e algumas das ações que já estão em curso, visando alcançar esses objetivos.

Conheça as Diretrizes Institucionais e os Objetivos Estratégicos.

Na segunda parte do encontro, cada pró-reitor, o diretor Administrativo e Financeiro, e o chefe de Gabinete fizeram um breve relato das principais propostas de ação em curso em suas unidades, com foco nas diretrizes institucionais.

Posse de gestores
A última parte da reunião foi dedicada à cerimônia de posse dos gestores acadêmicos, a começar pelos novos diretores dos centros do Campus Sede e do Campus Universitário da Região dos Vinhedos:
Centro de Artes e Arquitetura (CEAA) - Professora Mercedes Lusa Manfredini
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) - Professor Dagoberto Vanoni de Godoy
Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET) - Professor Carlos Alberto Costa
Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) - Professor Everaldo Cescon
Centro de Ciências Jurídicas (CCJU) - Professora Fernanda Maria Francischini Schmitz
Centro de Ciências Sociais (CCSO) - Professora Maria Carolina Rosa Gullo
Centro de Ciências Sociais e da Educação (CCSE/CARVI)- Professor Fernando Ben
Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia (CENT/CARVI) - Professora Cintia Paese Giacomello.

Ao final, foram chamados os 108 professores indicados para os cargos de coordenador de Colegiado de Curso de Graduação. Após o encontro houve um coquetel de confraternização.

Fotos: Claudia Velho