Equipe do projeto Lagoas Costeiras realiza ações com escolas municipais de Osório.

A equipe do Projeto Lagoas Costeiras - LaCos 3 estará durante esta semana em Osório, onde desenvolve ações em três escolas municipais de ensino fundamental (Osvaldo Amaral, José Paulo da Silva e Osmany Martins Véras ) e faz o reconhecimento da área de acesso às lagoas e fotodocumentações. Essa é a terceira fase do projeto, que se realiza com o apoio da Petrobras.

Desde 2007, a UCS desenvolve projeto de pesquisa e extensão com foco nas lagoas costeiras do Litoral Sul e do Litoral Médio do Rio Grande do Sul. O projeto em Osório foi lançado oficialmente em junho deste ano e tem a parceria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, do COREDE Litoral Norte e da Prefeitura Municipal de Osório.

O professor Alois Schäfer, coordenador do projeto, explica que as ações a serem desenvolvidas em Osório irão diagnosticar a situação dos recursos hídricos da microrregião. Esse material servirá de base para a criação e socialização de ferramentas voltadas para promover a sensibilização e valorização dos ecossistemas costeiros, disseminando o conhecimento sobre suas características e fragilidades.

O Projeto LaCos 3 é desenvolvido com os recursos aportados pela Petrobras. São cerca de R$ 2 milhões que viabilizarão, inclusive, os produtos finais do projeto: um Atlas Socioambiental; um Caderno de Atividades Ambientais; e materiais didáticos como pôsteres, cartilhas e material audiovisual de cunho didático sobre os ecossistemas do Litoral Norte, para serem utilizados nas salas de aula e nos meios de comunicação do município.