Leonardo da Vinci será tema de abertura do 1º Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social.

Na noite de 25 de agosto, às 20 horas, no UCS Teatro, o Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia receberá o professor Deniol Tanaka, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), para uma palestra sobre o tema que ele vem estudando com paixão há cerca de 40 anos: a vida, obra e pensamento de Leonardo da Vinci (1452-1519).

A palestra, que já foi apresentada nas cidades de Curitiba (PN), Garça (SP), Natal (RN), Ponta Grossa (PR), São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), Guarujá (SP) e São Paulo (SP), faz parte do 1º Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, organizado pelo Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET), evento que conta com uma vasta programação, totalmente gratuita, que inclui minicursos e oficinas. A palestra sobre Leonardo da Vinci também fará parte das comemorações dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais e conta com patrocínio do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.

Leonardo da Vinci
Além de ser o autor do famoso quadro "Mona Lisa", da Vinci atuou em quase todos os campos do conhecimento e das artes, guiado por uma grande curiosidade e sem ter medo do fracasso. Ele criou muitas máquinas, mas não conseguiu fazer funcionar nenhuma delas. No entanto, ele foi precursor de várias criações no século XXI, como a escova de dentes elétrica lançada em 2002 pela Oral B, cujos mecanismos da Vinci havia concebido e desenhado, e módulo "Path Finder", que a NASA mandou para Marte em 2000, e que foi inspirado numa criação do gênio. Leonardo também conceituou o fenômeno do atrito, antecedendo em dois séculos Amontons e Coulomb, considerados os pais do conceito.

O professor Tanaka também abordará alguns dos mitos em torno da obra de Leonardo e apontará seus erros como não divulgar o conhecimento desenvolvido e não trabalhar em equipe.

O palestrante
Deniol Katsuki Tanaka, 67 anos, é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP. Possui doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), mestrado em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FEG-UNESP). Foi pesquisador no Instituto de Pesquisa Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e, nos Estados Unidos, na Johns Hopkins University, no National Institute for Standards and Technology (NIST) e no National Sinchrotron Light Source do National do Brookhaven National Laboratory. Tanaka começou a se interessar pela pessoa de Leonardo da Vinci na década de 1970, com a leitura do livro "The Private Life of Mona Lisa", que acabara de ser lançado, indicado por um amigo. A partir desse momento, Tanaka continuou pesquisando sobre o gênio em livros e documentos... e não parou mais.

Material produzido por Verónica Savignano