CETEC Espaço das Profissões 2014: o conhecimento e a prática no mundo contemporâneo do trabalho.

Uma escola de ensino médio deve proporcionar vivências, aprendizagens e experiências que possibilitem ao estudante descobrir de que forma seus talentos e interesses podem conectar-se ao mundo do trabalho.

Vivemos uma época em que as carreiras e as profissões ganham novas configurações, modificando o perfil profissional, exigindo novas habilidades e competências, dando surgimento a novas oportunidades de trabalho. Para o jovem em fase de conclusão do ensino médio, esse é um momento de muitas dúvidas e incertezas, pois a escolha da profissão representa dar início a um projeto de vida que deve estar de acordo com seus valores, gostos e preferências, interesses e habilidades.

A escola é o espaço adequado para compartilhar essas dúvidas e buscar as informações e orientações necessárias para alicerçar boas escolhas. Por isso, o Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC) criou, há alguns anos o Espaço das Profissões, um projeto interdisciplinar realizado pelos estudantes do terceiro ano, com foco na inserção social do estudante e na preparação para o mundo do trabalho.

Hoje e amanhã, 21 e 22 de agosto, no Bloco B, da Cidade Universitária, os estudantes do terceiro ano apresentam os resultados de suas pesquisas e vivências em cinco salas interativas, onde simulam situações e recriam ambientes e rotinas de trabalho, representando papéis dos profissionais que atuam em empreendimentos desse tipo. Por afinidade de áreas de interesse, o estudantes criaram os seguintes empreendimentos:
A Sala de Recepção
O Batalhão Militar Marechal Deodoro da Fonseca
O Bistrot la Coin de l'Avenue
A Labtech Empresa de Desenvolvimento de Software
O Autódromo Ayrton Senna.

As apresentações para os colegas, familiares e convidados ocorrem durante os dois dias e os professores das disciplinas das áreas de Linguagens, Ciências da Natureza e Matemáticas e Ciências Humanas avaliam o conhecimento obtido pelo estudante durante todo o processo e de que forma ele é compartilhado com o visitante; a montagem e o bom funcionamento das salas; e o comprometimento dos estudantes durante todas as etapas do projeto.

Fotos: Maurício Giubel.