EDUCS: lançamento coletivo de obras de docentes da Instituição, nesta quinta-feira, dia 28.

A Editora da Universidade de Caxias do Sul - EDUCS realiza evento de lançamento coletivo de seus títulos mais recentes, nesta quinta-feira, 28 de agosto, no Salão de Atos da Reitoria (Bloco A), com início às 18h.

Na ocasião, nove livros de diversas áreas do conhecimento, de autoria de professores da Instituição, serão apresentados ao público. Segundo o coordenador da EDUCS, Renato Henrichs, "a realização do lançamento coletivo de títulos é uma iniciativa que visa promover um maior diálogo entre os diversos campos do conhecimento produzido na Universidade, facilitando o acesso da sociedade à produção acadêmica". Ele também destaca a constituição do novo Conselho Editorial da EDUCS, neste mês de agosto, presidido pelo professor Paulo César Nodari, do Centro de Ciências Humanas e da Educação e, anuncia uma novidade: a EDUCS deverá retomar a Publicação da Revista Chronus, o primeiro periódico a ser lançado pela Universidade.

A Chronos, publicada a partir de 1967, era órgão de divulgação da antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, mantida pela Mitra Diocesana e reunia trabalhos dos professores de Filosofia, História, Geografia, Pedagogia, Letras e Teologia. Com a criação da Universidade, em fevereiro de 1967, o periódico foi elevado à condição de revista da nova Instituição. Chronos, como revista da Universidade, passou por diversas modificações, tanto na forma quanto no conteúdo. Sem periodicidade definida, o último número foi publicado em 2006.

Lançamentos

Laços Sociais: por uma Epistemologia da Hospitalidade, de Márcia Maria Cappellano dos Santos e Isabel Baptista (organizadoras).

Professores do Programa de Mestrado em Turismo da UCS e de diversas instituições universitárias de Portugal se uniram para a publicação de do livro, prova concreta dos resultados de investigação inter e multidisciplinar produzida por grupos de pesquisa vinculados a essas instituições. Apesar disso, não é uma mera apresentação de textos de investigação acadêmica e desvinculados de uma prática social. Ao contrário, é valorizada na publicação toda a amplitude socioantropológica na noção de hospitalidade.

Direito Penal II , de Gisele Mendes Pereira.

Segundo volume da coleção que se tornou referência entre alunos e professores dos cursos de Direito. O novo volume aborda, de forma sintética, todos os temas do programa da disciplina. Com isso, permite aos alunos um estudo direcionado e didático que facilita o entendimento da matéria. Aos professores, Gisele Mendes Pereira pretendeu auxiliar com uma compilação a ser utilizada em sala de aula, como instrumento de consulta rápida, direta e de fácil compreensão.

Caderno de Histologia, de Alessandra Eifler Guerra Godoy e Isnard Elman Litvin.

Destinada especialmente aos alunos dos cursos da área da Saúde, a publicação é resultado direto da experiência de docência dos dois profissionais. Ambos experimentaram diversas estratégias no sentido de tornar a "caminhada histológica" mais agradável e menos árida. Pensando nessa proposta, apresentam um trabalho que pretende ser o companheiro das aulas práticas de Histologia, complementando o papel desempenhado por livros-texto da área.

Risco Ecológico Abusivo, de Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira.

Com o subtítulo de "A tutela do patrimônio ambiental nos processos coletivos em face do risco socialmente intolerável", este trabalho como ponto de partida a análise crítica do atual paradigma processual coletivo de tutela do ambiente. O autor propõe a teorização de um modelo mais condizente com os desafios propostos ao Direito pela contemporaneidade, em razão da proliferação dos danos ambientais e do agravamento dos problemas ecológicos.

Linguagem e Implicações Pedagógicas, de Neires Maria Soldatelli Paviani.

Os textos da Mestre em Linguística e doutora em Educação que compõem o volume refletem as relações entre cultura e leitura explicitando fatores detectados a partir de uma amostra de alunos universitários. Tomando por base estudos sociolinguísticos, antropológicos e pedagógicos, a análise procura examinar que relações de interdependência se estabelecem entre esses elementos e a formação de leitores.

Uma Introdução à Filosofia, de Jayme Paviani.

O livro chama a atenção sobre a natureza, o método e os conceitos fundamentais, sem ignorar as sistematizações do conhecimento em torno do problema de definição da filosofia, da história da filosofia, da ontologia, da epistemologia, da ética e da estética. Pretende abrir as portas ao leitor para que ele perceba a riqueza de aspectos desse saber teórico, distinto do saber comum e vizinho da ciência e da tecnologia.

Direito e Marxismo – As Novas Tendências Constitucionais da América Latina, de Enzo Bello, Letícia Dias Lima, Martonio B. Lima e Sérgio Augustin.

A importância do pensamento de Marx e sua relação com o Direito – de forma toda especial relativamente ao Direito Constitucional – tem despertado contínua dedicação de intelectuais em diversos países, percebendo-se, no Brasil e em toda América Latina, alguma deficiência sobre tal tema. O que o Direito Constitucional pode vir a ganhar com a incorporação dos elementos de análise marxiana, questiona o livro.

Cultura e Mudanças das Organizações, de Marco A. Bertolazzi.

Voltado para estudantes, gestores e demais profissionais que buscam entender, de forma mais ampla, o campo dos chamados estudos organizacionais. É desenvolvida no livro uma análise sobre a substituição da burocracia clássica, a "jaula de ferro" de Weber, pela empresa imersa numa sociedade fluida. O autor argumenta que, através da reflexão crítica sobre a natureza, a cultura e as mudanças das organizações, é possível compreender melhor as perspectivas da sociedade.

História da Escola dos Imigrantes Italianos em Terras Brasileiras, de Terciane A. Luchese.

Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são estados brasileiros que receberam levas consideráveis de imigrantes provenientes da península itálica, com diferentes objetivos e condições, mas que foram marcados pela existência de uma iniciativa singular de escolarização: escolas étnicas. Conhecer suas singularidades constitui o elo central do livro.