Palestra sobre Leonardo da Vinci lotou UCS Teatro, na noite de segunda-feira, dia 25.

Evento abriu oficialmente as atividades do 1º Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, organizado pelo Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia.

Acompanhe a programação do 1º Seminário de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Social, que prossegue até quarta-feira, dia 27.

O UCS Teatro ficou pequeno para tanta gente interessada em saber se Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um artista, engenheiro ou cientista?

Por quase duas horas, o professor Deniol Tanaka, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), discorreu com entusiasmo sobre a vida e as inúmeras obras - no plano das artes e da ciência - do mestre Leonardo da Vinci, considerado por muitos como o maior gênio da história. Muito conhecido pelo seu famoso quadro "Mona Lisa", Leonardo da Vinci atuou em quase todos os campos do conhecimento e das artes, guiado por uma grande curiosidade, talento e engenhosidade, sem ter medo do fracasso.

Em sua palestra, ilustrada por imagens e referências do acervo de Leonardo que está em espalhado pelo mundo, o professor Tanaka procurou estabelecer uma sintonia entre a curiosidade e criatividade do gênio com o perfil ideal do estudante universitário. "Não devemos ter medo de errar. O erro nos faz descobrir soluções mais criativas e inusitadas".

Com ideias muito à frente do seu tempo e muita engenhosidade, Leonardo criou muitas máquinas, mas não conseguiu fazer funcionar nenhuma delas. No entanto, ele foi precursor de várias criações no século XXI, como a escova de dentes elétrica lançada em 2002 pela Oral B, cujos mecanismos da Vinci havia concebido e desenhado, e módulo "Path Finder", que a NASA mandou para Marte em 2000, e que foi inspirado numa criação do gênio. Leonardo também conceituou o fenômeno do atrito, antecedendo em dois séculos Amontons e Coulomb, considerados os pais do conceito.

Ao final da palestra, ao apontar os "erros" de Leonardo, o professor Tanaka alertou os estudantes para a importância da publicação de seus trabalhos como forma de divulgar e compartilhar o conhecimentos produzido, e para a necessidade de se trabalhar em equipe como forma de alavancar melhores resultados.

Evento grandioso
Estudantes, professores e convidados do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia lotaram o UCS Teatro, para participar do evento oficial de abertura do 1º Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, que deu uma nova dimensão à semana acadêmica do Centro.

O vice-reitor parabenizou a direção do Centro e a coordenação do Seminário pela iniciativa de criar um evento tão grandioso, que faz a integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade, promovendo, através de palestras, minicursos e oficinas abertas à participação dos interessados, a socialização do conhecimento e o fomento de ideias, que estimulam a aproximação e a manutenção de contatos permanentes entre a Universidade e o setor produtivo, em especial o industrial.

O 1º Seminário de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Social prossegue até amanhã (27) e visa também "propiciar a discussão, a inclusão e o fortalecimento da engenharia e dos futuros engenheiros e tecnólogos sob uma visão de multidimensionalidade, tais como a social, a cultural, a política e a ambiental".

Fotos: Claudia Velho.