Universidade realizará projeto de Zoneamento Ambiental e Código Ambiental para o município de Carlos Barbosa.

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 27 de agosto, na sede da prefeitura de Carlos Barbosa a assinatura de Ordem de Serviço que possibilitará à Fundação Universidade de Caxias do Sul realize a elaboração do projeto de Zoneamento Ambiental do Município de Carlos Barbosa (zona urbana e rural) e do Código Ambiental Municipal, incluindo análise da situação da área urbana e rural e dos recursos hídricos do Município.

O reitor Evaldo Kuiava e o prefeito Fernando Xavier da Silva representaram as duas instituições envolvidas no projeto, que será coordenado pelo professor Adir Ubaldo Rech. A cerimônia teve a participação de secretários, gestores, diretores e assessores do Município e representantes da imprensa local.

A iniciativa da Administração Municipal objetiva normatizar regras e condutas em relação ao meio ambiente, que possam contribuir com o trabalho de rotina da Secretaria do Meio ambiente e Planejamento Urbano e da Assessoria Jurídica, norteando ações, como as relacionadas ao Licenciamento Ambiental. Com o projeto será possível aplicar políticas, normas e procedimentos relacionadas à educação e ao meio ambiente. O zoneamento ambiental permitirá a formalização do mapeamento que delimitará as areas de Carlos Barbosa que podem sofrer intervenção e as que devem ser preservadas.

Em sua fala, o prefeito Fernando Xavier da Silva considerou muito importante a realização do ato por demonstrar o interesse do Município em buscar conhecimento para aplicar nas condutas da Administração e por receber em Carlos Barbosa a presença do reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Evaldo Antonio Kuiava. Ao enaltecer a presença do reitor e também do coordenador do Projeto na Universidade, professor Adir Ubaldo Rech, o prefeito destacou o empenho dos profissionais da Prefeitura ligados à área ambiental, como o secretário do Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Rudimar Cini e, em especial, a assessora jurídica Janaína Cristina Battistelo Cignachi, que com muito empenho intermediou as negociações para concretização do ato.

O prefeito falou ainda da satisfação em realizar um trabalho com a Universidade de Caxias do Sul, por todos saberem e reconhecerem a credibilidade da instituição, que certamente contribuirá no aperfeiçoamento do conhecimento ambiental por parte do Executivo.

O reitor Evaldo Antonio Kuiava agradeceu a confiança estabelecida na Universidade de Caxias do Sul, disse que a instituição tem know-how para realizar pesquisa em nível nacional e internacional na área ambiental. O reitor assegurou que a UCS possui uma equipe de professores pesquisadores, liderada pelo professor Adir Ubaldo Rech, que prestarão um serviço de qualidade nesse âmbito. Kuiava finalizou colocando à disposição da Prefeitura os melhores recursos humanos, em termos de pesquisadores, para atender a expectativa da comunidade e da Administração Municipal.

A Fundação Universidade de Caxias do Sul tem prazo de três meses para concluir os trabalhos.

Com participação de Renata Pozza, da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing do município de Carlos Barbosa. Fotos de Renata Pozza e Jaqueline Camilo.