PAIUNG: seminário debate a avaliação dentro das universidades comunitárias gaúchas.

A UCS é uma das organizadoras do evento que também comemora os 20 anos do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul – PAIUNG.

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG, que congrega 15 instituições de Ensino Superior no Rio Grande do Sul, entre elas a Universidade de Caxias do Sul, irá realizar, nos dias 25 e 26 de setembro, na UNIVATES, o Seminário dos 20 anos do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul.

A UCS é uma das organizadoras do evento, que tem como tema "Avaliação da Educação Superior e Regulação". Durante os dois dias, as instituições irão debater a regulação dos sistemas de avaliação e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O encontro tem início às 18h15min, do dia 25, com a palestra do professor Gilberto Gonçalves Garcia, presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), que falará sobre "O Sistema de Avaliação da Educação Superior e a Regulação".

No dia 26, as atividades iniciam-se às 8h30min com grupos de trabalho e apresentações de pôsteres. Na parte da tarde, a professora Claudia Maffini Griboski, diretora de Avaliação da Educação Superior (Daes/Inep), abordará o tema "10 Anos do SINAES - Avanços e Perspectivas”.

Avaliação Institucional
Processos de autoavaliação e de avaliação externa são imprescindíveis para qualquer Instituição de Ensino Superior que tenha como meta atingir níveis sempre crescentes de qualidade nos serviços que oferece. Segundo o professor Marcos Eduardo Casa, do Setor de Avaliação Institucional da UCS, "a Universidade de Caxias do Sul participa do Programa de Avaliação da Universidades Comunitárias Gaúchas desde sua fundação em 1994. Esse programa tem incentivado o desenvolvimento de programas de autoavaliação e promovido discussões em torno da contribuição desses processos para a melhoria da qualidade da educação superior no contexto das Instituições Comunitárias".