Dissertação de Mestrado em Educação de professor do CARVI é finalista do Prêmio SBGames 2014.

A dissertação de Mestrado em Educação do professor Marcelo Luis Fardo, do Centro de Ciências Exatas, da Natureza e de Tecnologia do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, é uma das finalistas do Prêmio SBGames de Tese de Doutorado e Mestrado (categoria Game Design Innovattion Award), lançado pelo Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2014 , que se realizará na PUCRS, de 12 a 14 de novembro.

Em seu projeto de Mestrado, Marcelo deu continuidade a um tema que já tinha atraído o seu interesse durante a realização do Trabalho de Conclusão do Curso de Tecnologias Digitais: os jogos menos convencionais, projetados para extrapolarem os limites dos espaços lúdicos. Tempos depois, ao conhecer o trabalho da designer de games, e doutora pela Universidade da Califórnia, Jane McGonigal (2011), esse interesse se ampliou e deu origem ao seu projeto de Mestrado. "Em suas investigações, ela argumenta que é responsabilidade dos game designers começarem a utilizar seus conhecimentos para auxiliar na resolução de problemas reais, já que esses profissionais demonstram uma eficiência ímpar na resolução de problemas nos mundos virtuais".

No Mestrado, concluído em 2013, ele estudou, com a orientação da professora Carla Beatris Valentini, "A gamificação como estratégia pedagógica: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem". É esse trabalho que está entre os mais inovadores entre um total de 736 trabalhos inscritos no evento. A premiação ocorrerá na cerimônia de encerramento, no dia 14 de novembro, no Centro de Eventos da PUCRS. Os vencedores de cada categoria receberão prêmios em dinheiro, e os demais finalistas receberão certificados de participação.

"Quando decidi ingressar no Mestrado em Educação, na linha de pesquisa de Linguagens e Tecnologia, comecei a intensificar minhas buscas por temas que ligassem os games com a educação, na intenção de realizar um recorte de um objeto de estudo que atendesse as demandas do programa de pós-graduação e as minhas como pesquisador. O objetivo já não era mais olhar para os games com o olhar do jogador, mas sair do interior do círculo mágico e observar o fenômeno de fora, com os olhos de um pesquisador que tenta analisar de modo crítico quais são as potencialidades que aquelas interações podem exercer nos indivíduos e como aproveitá-las de modo significativo para a educação".

Leia a dissertação do professor Marcelo Luis Fardo