"O uso do artigo neutro lo por aprendizes de espanhol" é o tema de primeira tese defendida no Doutorado em Letras

O professor de Língua Espanhola, Kleber Eckert, 35 anos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus de Bento Gonçalves, foi o primeiro doutorando a defender a tese no Programa de Doutorado em Letras – Associação Ampla UCS/UniRitter, que teve início na UCS em 2011. “O uso do artigo neutro 'lo' por aprendizes de espanhol como língua estrangeira: uma questão de língua e leitura” é o título de sua tese, orientada pela professora Dra. Vitalina Maria Frosi. Professor de Espanhol desde 2003, Kleber percebia a dificuldade dos estudantes em relação ao uso do artigo neutro "lo", independentemente do nível em que os estudantes estavam. "A questão central da pesquisa surgiu a partir da necessidade de compreender melhor o uso do artigo neutro, uma vez que não localizei estudos que abordassem especificamente o tema em questão", explica.

Seu ingresso no Doutorado aconteceu em 2012. Na UCS, Kleber também realizou o Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade, mas com um tema totalmente diferente de seu Doutorado. Orientado pelo professor Dr. Rafael José dos Santos, Kleber estudou a representação da região do Vale do Taquari (RS) num conjunto de textos chamados de leituras nativas da região. Ao ser questionado sobre a conclusão do Doutorado em dois anos, ele enfatizou a "a orientação precisa e impecável da professora Vitalina Maria Frosi e o fato de que, quando inicio alguma atividade, me dedico com todas as forças para que ela seja realizada. Além disso, o tema escolhido para estudar é, na minha opinião, apaixonante!”

Concluído o Doutorado, Kleber Eckert pretende agora implementar um projeto de pesquisa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, "que avance em relação ao estudo do artigo neutro, principalmente no que se refere aos materiais didáticos e aos métodos de ensino. Também pretendo colaborar nas pesquisas sobre Onomástica (toponímia e antroponímia), coordenadas pela professora Vitalina Maria Frosi".

Quanto ao Doutorado realizado na UCS, Kleber afirma ser sido uma "oportunidade única de reflexão sobre leitura e, para mim, sobre a importância da leitura no ensino de Línguas Estrangeiras".

Resumo da Tese
"O tema da tese é o estudo do uso do artigo neutro ‘lo’ por aprendizes universitários de espanhol como língua estrangeira, abordado em duas perspectivas de análise: como estrutura gramatical e como objeto léxico-semântico de leitura. Como objetivo geral, a pesquisa propôs-se a analisar, descrever e explicar o uso do artigo neutro no texto escrito e na leitura, levando em conta a compreensão que os estudantes universitários dele possuem. No desenvolvimento do tema, o quadro teórico que sustenta a investigação inicia com a discussão de conceitos como aquisição e aprendizagem, bem como os de língua materna e língua estrangeira, com suas variantes terminológicas, e passa por alguns conceitos de leitura em L1 e L2, considerados relevantes. Aborda-se, com a abrangência necessária, a Linguística Contrastiva em seus três modelos teórico-práticos, quais sejam, a Análise Contrastiva, a Análise de Erros e a Análise de Interlíngua. Confrontam-se estruturas linguísticas, identificam-se equivalências e contrastes, e analisam-se processos que levam à produção de erros e acertos, os quais podem ser compreendidos como uma marca interlinguística dos aprendizes.

Quanto ao método, utilizou-se a análise descritiva que, além de examinar e descrever conceitos importantes, procura explicá-los, compara teorias, descreve e analisa dados levantados por meio de instrumentos de pesquisa. Assim, após analisarem-se os dados, chegou-se a algumas conclusões:
- a maioria dos erros produzidos com o uso dos artigos ocorreu em relação ao neutro, seja utilizando-o em situações nas quais deveria ter sido usada a forma masculina, seja empregando o masculino quando deveria ser usada a forma neutra;
- em determinadas situações, o artigo neutro ocupa o espaço do artigo masculino, motivado pelo processo de hipercorreção;
- a classe gramatical da palavra que acompanha o artigo neutro é fator determinante para que ele seja usado corretamente;
- o neutro ‘lo’, classificado como artigo pelas gramáticas da língua espanhola, comporta-se, em algumas situações, como pronome, pois pode ser substituído pelo pronome demonstrativo neutro;
- também na língua portuguesa existe um ‘o’ neutro, embora nessa língua ele seja classificado como pronome demonstrativo, e não como artigo;
- apesar do uso do artigo ‘lo’ ser tratado comumente como fenômeno gramatical, a análise empreendida nesta tese comprova que utilizá-lo corretamente depende não só do conhecimento gramatical da língua espanhola, mas também da capacidade de leitura em L2, isto é, de o aprendiz de espanhol utilizar estratégias de leitura adequadas e realizar as devidas inferências durante o processo de leitura."

Fotos: Claudia Velho