Professora do CCHE atua no Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos, na Universidade de Coimbra.

A professora Silvana Regina Marcon Ampessan, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), participa de intercâmbio internacional na Universidade de Coimbra, onde ministra uma disciplina optativa no Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos (Erasmus Mundus), no período de 1º a 21 de outubro.

A professora explica que o convite surgiu após a sua inscrição em um Programa de Mobilidade Internacional para Professores na área de Psicologia das Organizações e do Trabalho. O Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos (Erasmus Mundus) (Work, Organizational and Personnel Psychology - WOP-P) é um curso internacional acreditado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Erasmus-Mundus, promovido pelo Consórcio Europeu (Universidade de Coimbra, Universitad de Valencia, Université Paris Descartes, Università di Bologna e Universitat de Barcelona) e mantém parcerias com University of Guelph e a Universidade de Brasília. Prevê estudos em pelo menos duas universidades europeias e oferece duplo diploma.

Desde o dia 1º ela ministra a disciplina "Psicologia e Qualidade de Vida no Trabalho" para estudantes de Psicologia Organizações e Trabalho, que estão iniciando seu mestrado, o que equivale no Brasil ao 8º semestre da graduação em Psicologia. Em Portugal, o curso de Psicologia forma licenciados em 3 anos, que para atuarem como psicólogos devem fazer o mestrado.

Professora do curso de Psicologia da UCS, Silvana Marcon atua com as disciplinas, estágios e TCCs relacionadas às organizações e ao trabalho. Na pós-graduação lato sensu, ela atua em cursos da área de Psicologia Organizações e Trabalho e Gestão de Pessoas. Silvana está entusiasmada com a nova experiência e envia aos colegas o seguinte depoimento:

"Penso que é muito importante para nós docentes vivenciarmos em outras instituições a experiência de ser docente. A diferença nesta minha experiência, é que aqui os alunos só estudam, ficam na universidade o dia inteiro, acompanham os professores, querem fazer trocas e são estimulados pela coordenação do Programa a fazerem isso. Minha estadia aqui já me proporcionou um convite para participar de uma mesa-redonda num evento da Empresa Junior de Psicologia, e a participação em uma entrevista para um trabalho de outra disciplina. Também já apresentei para os estudantes que estão mais avançados em seus estudos de mestrado minhas práticas como psicóloga, e fui convidada a escrever um artigo com um aluno do mestrado. Enfim, são muitas as experiências que acontecem quando saímos da nossa universidade para atuar em outra instituição".

Na foto do seu acervo pessoal, a professora Silvana Marcon (ao centro) e seus alunos na Universidade de Coimbra.