Projeto busca aproximar gerações na memória da Educação Física.

Um grupo de professores e acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade de Caxias do Sul participou, no último sábado, dia 11 de outubro, de uma atividade diferenciada. Reunidos ao redor de uma mesa na Livraria e Café Arco da Velha, em Caxias do Sul, os participantes conversaram com uma das primeiras professores de Educação Física de Caxias do Sul, a professora Aura Ribeiro Mendes, de 92 anos.

Segundo a coordenadora do curso de Educação Física no Campus Universitário da Região dos Vinhedos e coordenadora da Liga de Estudos Socioculturais do Corpo – ligada ao Núcleo de Pesquisa Ciências e Artes do Movimento Humano – , Vanessa Bellani Lyra, “a professora Aura foi uma das primeiras mulheres formadas em nível superior na área da Educação Física no estado do Rio Grande do Sul. Ela foi a Porto Alegre em busca da formação no ano de 1942, na Escola Superior de Educação Física do Rio Grande do Sul. Ao retornar a Caxias do Sul, ministrou aulas, durante 30 anos, nos principais colégios da cidade, como a Escola Estadual Emílio Meyer, Cristóvão de Mendonça e na então Escola Normal Duque de Caxias”.

A ação de sábado fez parte do projeto de pesquisa "Memórias da Educação Física Escolar em Caxias do Sul", coordenado pela professora Vanessa Bellani Lyra. “Este projeto, além de tornar visível a história da Educação Física e da própria constituição da cidade, tem como objetivo o de aproximar gerações no estudo, conhecimento e avanço da área em questão”.

Liga de Estudos
A Liga de Estudos Socioculturais do Corpo, ligada ao Núcleo de Pesquisa Ciências e Artes do Movimento Humano, tem como objetivo oferecer aos participantes – acadêmicos ou graduados de Educação Física e Dança – a atualização na área de conhecimento dos estudos socioculturais do corpo, a partir da ênfase nas ações de interpretação e produção de pesquisa.

Os encontros acontecem na sala do Núcleo de Pesquisa Ciências e Artes do Movimento Humano, no Bloco 70, Cidade Universitária, a cada 15 dias, nas sextas-feiras, das 11 às 13 horas.

Foto: Divulgação