Psicóloga da Clínica de Fisioterapia participa de simpósio sobre esclerose lateral amiotrófica.

Com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde, a Clínica de Fisioterapia da UCS também oferece atendimento a pacientes diagnosticados com esclerose lateral amiotrófica.

A psicóloga Ivi Helena Minuzzi participa, no próximo sábado (25), em Porto Alegre, do IX Simpósio de Esclerose Lateral Amiotrófica do Rio Grande do Sul. Ela falará sobre os "Recursos psíquicos no enfrentamento das perdas", a partir das suas experiências no atendimento, na Clínica de Fisioterapia da UCS, a pacientes portadores da doença. O Simpósio é promovido pela Associação Regional de Esclerose Lateral Amiotrófica (ARELA), entidade não-governamental sem fins lucrativos que presta informações e apoio aos portadores da doença, seus familiares e cuidadores, e a profissionais da saúde.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), recentemente através de campanha internacional, ficou conhecida como a "doença do balde de gelo". A doença é rara e desconhecida pela maioria da população. Pelo sucesso da campanha e ampla repercussão inclusive no Brasil, este quadro está mudando. Em sua palestra, Ivi Minuzzi abordará sobre os recursos psíquicos no enfrentamento das perdas na ELA e de que maneira o psíquico influencia na forma como pacientes e familiares enfrentam as perdas impostas pela doença. "Cada etapa da doença coloca, tanto para o paciente como para seus familiares, desafios e limitações e a forma de como se lidar com essas situações pode aliviar ou acentuar o sofrimento psíquico. Para isso é preciso que se conheça e se pense as articulações possíveis entre paciente, família e serviços de saúde a fim de conseguir saídas criativas para o sofrimento".

Ela explica ainda que a Psicologia é fundamental para criar este espaço de escuta do paciente e familiares e "funciona como um recurso importante de vínculo com a vida e com a manutenção da posição do paciente enquanto alguém autônomo, com desejos, direitos e responsabilidades para com o tratamento".

No Simpósio também serão abordados temas como a reabilitação, nutrição clínica, diagnóstico, fisioterapia respiratório e motora, tratamento fonoaudiológico, tratamento neurológico, os direitos do paciente e atualidade em pesquisas.

A doença
A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença degenerativa que acomete os neurônios motores e vai progressivamente atrofiando os músculos voluntários atingindo os membros superiores e inferiores, a deglutição e respiração. O prognóstico da doença é muito variável tendo em média de dois a cinco anos de sobrevida. O diagnóstico é demorado e feito por meio do diagnóstico diferencial pelo neurologista.