PRÊMIO ANA 2015: projeto do Instituto de Saneamento Ambiental, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, está entre os semifinalistas.

O projeto "Ampliação da Rede de Monitoramento quali-quantitativo das Bacias hidrográficas do Município de Caxias do Sul", realizado pelo Instituto de Saneamento Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Caxias do Sul, é um dos semifinalistas do Prêmio ANA 2014, uma iniciativa da Agência Nacional de Águas, órgão governamental voltado para a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos do país. O concurso tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB). O projeto concorre na categoria "Governo", com mais quatro projetos da Bahia, Mato Grosso, Ceará e Minas Gerais. [ Veja todos os semifinalistas. ]

Segundo o site da ANA, o prêmio busca reconhecer "boas práticas que contribuam para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do Brasil". Os vencedores serão conhecidos em solenidade de premiação marcada para 3 de dezembro.

Técnicos e pesquisadores do Instituto de Saneamento Ambiental da UCS monitoram a água nas bacias hidrográficas de Caxias do Sul e da região.

O projeto "Ampliação de rede de monitoramento quali-quantitativo das bacias urbanas do Município de Caxias do Sul", realizado entre julho de 2012 a julho deste ano, realizou o monitoramento de 30 pontos de amostragem em campo, contemplando seis bacias hidrográficas, do Rio Tega e a sub-bacia do Arroio Maestra, Arroio Belo, Arroio Pinhal, Arroio Faxinal, Rio Piaí.

Entre os objetivos do projeto estão o de avaliar o uso e cobertura do solo do município através da utilização de imagens de satélite de altíssima resolução espacial na ordem centimétrica, identificando e quantificando os principais tipos de usos, como áreas impermeabilizadas, áreas agrícolas e remanescentes florestais; avaliar a qualidade da água em função do uso e cobertura do solo presente em cada bacia hidrográfica, enfatizando a importância da mata ciliar na manutenção da qualidade da água; através de curso semipresencial, capacitar técnicos e gestores municipais na coleta, manipulação e atualização dos dados obtidos e dos produtos gerados no monitoramento dos recursos hídricos e sistema de informações geográficas; implementação e operacionalização de um banco de dados para armazenamento das informações.

Projeto Lagoas Costeiras recebeu o Prêmio ANA 2012
O Projeto Lagoas Costeiras - Gestão sustentada das lagoas costeiras do litoral médio e sul do estado do Rio Grande do Sul recebeu o Prêmio ANA 2012, na categoria Ensino. O projeto, desenvolvido pela UCS, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, implementou a gestão sustentada dos recursos hídricos nos municípios de Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul. Na primeira etapa do projeto, entre maio de 2007 e maio de 2009, foram desenvolvidas ações nos municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar.

Fotos: Daniela Schiavo