Les Doctoriales 2014: doutorando da UCS integra a equipe que venceu o Desafio 24 horas.

Mateus Panizzon, professor do Centro de Ciências Sociais e Educação do CARVI e aluno do Doutorado em Administração da UCS, é um dos participantes da equipe que venceu o Desafio 24 horas do "Seminário Les Doctoriales® 2014 - Edição Brasil: Modelo de Negócio mais Inovador", realizado na última semana na cidade de Bento Gonçalves.

Hotel Villa Michelon
Evento foi realizado no Hotel Villa Michelon, em Bento Gonçalves.

Conheça o Programa Les Doctoriales® - Edição Gaúcha.

Aproximando os doutorandos do mundo empresarial

De 2 a 7 de novembro, 100 estudantes de Doutorado de instituições gaúchas - entre eles Mateus Panizzon, do Programa de Pós-Graduação em Administração - Associação Ampla UCS/PUC, e Caroline Luvison, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais - representaram a UCS no primeiro Seminário do Programa Les Doctoriales® 2014, lançado este ano pela Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, em parceria com as universidades que mantêm programas de Doutorado.

Baseado numa experiência francesa, o Les Doctoriales® visa aproximar os acadêmicos do setor produtivo, a partir de um programa de atividades organizadas em um evento, do qual participam estudantes de Doutorado, representantes do setor empresarial e das agências de fomento à pesquisa, à inovação e à pós-graduação. Durante uma semana, os acadêmicos participaram de uma intensa programação, destacando-se o desenvolvimento e apresentação de pôsteres das teses em um formato compreensível para o público empresarial; as visitas técnicas a empresas para compreender os processos de gestão da inovação; o estabelecimento de uma rede de contatos com empresários de diferentes setores; e debates com doutores empreendedores e doutores que atuam em empresas.

O seminário culminou com o Desafio 24 horas, cuja finalidade era a criação de um "Modelo de Negócio Inovador", numa sequência de tarefas focadas na capacidade dos doutorandos em resolver problemas complexos, de forma multidisciplinar e num ambiente turbulento, transformando o conhecimento científico e tecnológico em inovação para o mercado, integrando a visão técnica com a visão de negócio, enfrentando restrições quanto à gestão de tempo e aos recursos disponíveis.

Espírito de cooperação para criar e inovar

Para chegar ao "Modelo de Negócio mais Inovador do Les Doctoriales® 2014 - Edição Brasil", foram montadas 8 equipes com 12 doutorandos de diferentes áreas de conhecimento. Mateus Panizzon, integrante da equipe vencedora, explica como se constituiu o Desafio 24 horas e qual a importância de participar desse tipo de experiência.

"No início do dia houve a etapa de preparação, com dinâmicas voltadas para o conhecimento e integração da equipe de trabalho. Essa é uma etapa decisiva, pois o espírito de cooperação e as principais relações já são construídas a partir deste momento, partindo-se do princípio de que inovação é um processo coletivo e que demanda interação e confiança entre pessoas envolvidas no processo. Exatamente às 20h, teve início o Desafio e, a partir desse momento, as equipes tiveram exatamente 24 horas para o desenvolvimento de cinco entregas, desde a ideia inicial, passando pelo modelo de negócio, até o pitch da proposta para um júri de 5 empresários da região, num formato de programa de TV ao vivo".

"Durante a atividade, as equipes podiam contar com o apoio de especialistas nas áreas de Design, Marketing, Finanças, Operações e outras de suporte ao negócio, como parte da metodologia. Contudo, grande parte do desafio consistia não somente no desenvolvimento da ideia e do modelo de negócio, mas no próprio auto-desenvolvimento da equipe durante o processo de trabalho, integrando as visões e competências, e construindo uma participação sobre o melhor caminho a ser seguido. A maior aprendizagem não foi somente participar do desenvolvimento de um modelo de negócio realmente inovador, escalável e internacional, avaliado pelo júri de empresários como o Modelo de Negócio mais Inovador do Les Doctoriales® 2014 - Edição Brasil, mas a oportunidade de trabalhar com uma equipe tão diversificada e ao mesmo tempo tão complementar, onde todos puderam contribuir com aspectos estruturais do negócio, seja por especificações de produto e proposta de valor, operações de desenvolvimento, finanças, clientes, relacionamento, distribuição, entre outros aspectos".

Mateus e sua equipe durante a realização do Desafio 24 horas.

Mateus compara essa experiência a uma Startup Weekend com uma equipe de trabalho altamente qualificada e ressalta que, "durante o próprio evento, foi possível construir um networking que ajudou a validar o modelo de negócio, com feedback inclusive de representantes da FINEP, bem como de outros doutorandos com acesso a laboratórios e editais na área deste negócio proposto. Portanto, se num primeiro momento houve competição, após a entrega dos prêmios o espírito era de colaboração entre as equipes".

Novas perspectivas para a carreira

Para Caroline Luvison, Doutoranda de Engenharia e Ciência dos Materiais, também selecionada para representar a UCS no Seminário, "o Programa Les Doctoriales® é uma oportunidade ímpar de ampliar a percepção sobre as competências profissionais adquiridas ao longo da formação acadêmica e preparar o doutorando para a inserção no mundo profissional, permitindo expandir suas perspectivas de carreira".

Segundo Caroline, a inovação, um dos principais temas abordados no Seminário, é hoje um dos fatores decisivos para o desenvolvimento econômico e social dos países. "Durante o evento, pudemos mostrar aos empresários presentes, os potenciais de inovação e criatividade existentes nas universidades, assim como, exploramos nossas habilidades de adaptação às novas exigências do mercado. Estar envolvida em uma atividade multidisciplinar, onde nossos conhecimentos, diferenças e fraquezas, e não me refiro simplesmente no sentido acadêmico, foram postas à prova a cada etapa do desafio, permitiram-me adquirir ferramentas para expandir a rede de conhecimentos e perspectivas sobre o futuro depois da Tese".

Estímulo ao empreendedorismo

Caroline e sua equipe durante a realização das tarefas.

Neste momento em que as universidades procuram estimular a cultura do empreendedorismo entre seus estudantes, o Programa Les Doctoriales® é uma oportunidade muito rica para doutorandos de qualquer área de conhecimento. Esse aspecto foi enfatizado pelo secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS, Cléber Prodanov, que, ao conversar com os doutorandos, lembrou que esse tipo de atividade mostra como as competências desenvolvidas pelos pesquisadores podem ser fonte de inovação e de competência para as empresas, e isso significa que é necessário preparar uma nova geração de pesquisadores que desenvolva a ciência, mas também que seja capaz de desenvolver a inovação junto ao setor produtivo.

A inovação, seja ela de produto, processo, modelo de gestão, mercado, e inclusive na área social, requer uma abordagem verdadeiramente multidisciplinar, onde todas as áreas de conhecimento acabam contribuindo para um mesmo projeto. Entre as universidades do Rio Grande do Sul já existe um Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação, e isso pode ser visto pelo resultado dos modelos desenvolvidos durante o Desafio 24 horas.

Aproximação de dupla mão

Como membro da equipe vencedora, Mateus considera a premiação como uma distinção que passa a fazer parte da trajetória acadêmica de todos os envolvidos, doutorandos e universidades, "já que esse é o primeiro evento desenvolvido no Brasil e conseguimos colocar nossas universidades em destaque logo na primeira edição". Além do representante da UCS, a equipe vencedora é composta por doutorandos da PUC-RS, da UFRGS, da UFPEL, da UPF, da ULBRA e da FURG.

No entanto, tão importante quanto a premiação foi o ambiente construído durante o Desafio, "que permitiu que nos reconhecêssemos como sócios de um futuro negócio, estimulando em cada um de nós o empreendedorismo, seja dentro da academia via projetos ou no mercado empresarial. Temos pesquisas fantásticas sendo desenvolvidas aqui no Estado, em todas as áreas de conhecimento, e muitas delas têm grande potencial de inovação, seja tecnológico, seja social. Neste sentido, essa é essência da proposta do Les Doctoriales®, de que doutorandos possam identificar essas tecnologias e convertê-las num negócio que promova inovação e resultados, dentro de uma abordagem multidisciplinar".

A professora Marcia Cappellano dos Santos, representante da UCS no Grupo Gestor responsável pelo evento, considera que "o evento foi exitoso e o sucesso se deve à primorosa organização, mas, sobretudo, à própria concepção do Seminário, que promove intenso diálogo entre universidade e empresa. A proposta, como está posto na página do evento na França, tem, entre seus principais objetivos, demonstrar o potencial de inovação e de criatividade dos doutorandos; valorizar as competências e perfis dos doutores no mercado de trabalho e desenvolver novas relações profissionais. É uma proposta de aproximação de dupla mão. Fantástica".

Fotos: Claudia Velho e acervo pessoal dos participantes.